Amadurecimento prematuro. - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 12/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nos dias atuais, a sexualidade segue sendo considerada um tabu entre a sociedade, se tornando cada vez mais um assunto ignorado nas famílias e julgado como impróprio, ocasionando uma onda de desinformação sobre os perigos que um acesso antecipado a uma vida sexualmente ativa pode trazer para os adolescentes, como doenças e a gravidez precoce. (Reelabore as discussões e desenvolva as ideias de acordo com a estrutura do texto. Evite períodos longos e apresente a tese)

Nomeia-se (Reveja a seleção lexical) como gravidez na adolescência aquela em que a gestação ocorre antes dos 20 anos de idade, trazendo riscos não só para a mãe (Vírgula) mas também para o bebê, devido ao fato de que o corpo de uma adolescente ainda não possui a formação ideal para o crescimento correto do feto, resultando, nos menores casos, em um nascimento prematuro. (Desenvolvimento superficial das discussões. Reelabore as ideias apresentadas)

Não apenas um problema físico, a gravidez acaba se tornando uma perturbação psicológica e social, onde  (Use pronomes relativos) a mãe se torna reclusa e deixa de frequentar ambientes comuns, como a escola, o trabalho e até mesmo o convívio com a família (Discussão superficial. Reelabore as ideias apresentadas). Já a sociedade, muitas vezes guiada pela religião, usa o cristianismo impelido pela colonização — onde a pureza da mulher é exaltada — como base e acaba excluindo a adolescente de exercer seus direitos por vergonha. (Observe a falta de progressão de sentido. Reelabore as discussões)

A desigualdade social presente no Brasil influencia ainda mais nesta problemática, pois, apesar de ser uma das maiores economias do mundo, o alto número de pessoas marginalizadas ainda se faz evidente, tendo jovens mais vulneráveis como consequência e na maioria dos casos, que não possuem papeis sociais se não o de ser mãe. (Problemas na construção de sentido) Aquelas que não se sentem preparadas para tal função (Evite esse tipo de construção), recorrem para a prática do aborto clandestino, onde, de acordo com o Ministério da Saúde, realizam 95% das interrupções de forma ilegal no país. (Desenvolvimento superficial das discussões)

Se torna Torna-se necessária a atuação do Ministério da Educação (Apresente a sigla), adicionando na grade curricular das escolas de nível médio a educação sexual e palestras sobre os métodos contraceptivos, informando assim grande parte da sociedade sobre os danos de uma gravidez na adolescência. Outrossim, a valorização de programas sociais contribui com a situação financeira de famílias e amplia suas oportunidades, dando-lhes a chance de novos caminhos. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a proposta do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200