Gravidez precoce - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 12/02/2020

Status:

Corrigida
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Promulgada em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde e educação e ao bem-estar social. Conquanto, a gravidez na adolescência impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática (Como assim? Observe que a discussão não está relacionada com a ideia apresentada no período anterior). Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada. (Reformule as discussões iniciais e apresente a tese)

A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hordiernamente (Evite termos clichês), ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente (Reveja essa discussão). Contudo, a realidade é claramente refletida na problemática da gravidez precoce. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a adolescência é a idade que abrange a faixa de 10 a 19 anos, jovens em período escolar que embora esclarecidos ignorem a existência de métodos contraceptivos (Reformule essa discussão). O que mostra o número crescente de nascimentos conforme dados de 2011 mostram que o país teve 2.913.160 nascimentos, sendo 533.103 nascidos de meninas com idade entre 15 e 19 anos e 27.785 nascidos de meninas de 10 e 14 anos. Diante do exposto, especialistas afirmam que, quando a escola promove explicações e ações de informação sobre educação sexual, há uma redução nos índices de gravidez precoce e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)(Problemas na progressão de sentido. Reformule as ideias apresentadas)

Faz-se mister, ainda, salientar a problemática social que a gravidez na adolescência implica (Vírgula) tais como problemas emocionais e sociais. Como impulsionador da gravidez precoce encontramos  (Evite primeira pessoa) um individuo que não está preparado mentalmente para cuidar de um bebê (Abordagem superficial). Diante de tal contexto (Vírgula) embora seu organismo já esteja preparado para prosseguir com a gestação, um dos dois abandona a relação sem se importar com as consequências pela falta de maturidade própria da idade em questão. (Reformule e desenvolva as discussões de acordo com o que fora proposto. Evite abordagens superficiais)

Infere-se, portanto,  (Redundância) que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visam à construção de um mundo melhor (Evite construções clichês). Dessa maneira, urge que a gravidez precoce é um tema que deve ser debatido na sociedade através de campanhas nas escolas. (Vírgula) pois é neste ambiente que se e encontra o público alvo (Vírgula) e que envolvam alunos e pais. Dessa forma, o Brasil poderia superar o problema da gravidez precoce. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200