O céu coberto por uma nuvem escura, e o sol com um tom alaranjado foram visto pelos habitantes da região de São Paulo há algumas semanas. Consequência dos incêndios gerados nas regiões de Rondônia, amazonas e mato grosso. Constata-se que esses casos de queimadas só intensificam o aquecimento global cada vez mais. (Reestruture as discussões iniciais. Formule a tese)
Em virtude de toda a poluição e desmatamento, gera mais consequências ao planeta (Problemas na construção de sentido). Com as altas temperaturas ocorre o aumento dos períodos de seca, redução da oferta de recursos naturais, desequilíbrio ecológico, derretimento das geleiras, aumento do nível do mar causando a extinção de muitos animais. (Desenvolvimento superficial)
Segundo o filósofo Demócrito, (Dois pontos) “O animal é tão ou mais sábio do que o homem, conhece a medida da sua necessidade, enquanto o homem a ignora”. O homem está destruindo sua própria casa, acabando não só com a própria vida, mas também dos seres que o cercam. (Desenvolvimento superficial. Reestruture as discussões)
O IPCC ( Painel Intergovernamental sobre mudanças Climáticas) apontou em um relatório que o aumento da temperatura global nas áreas continentais é mais alta do que o aumento da temperatura média da Terra. Para solucionar este problema, (Sem vírgula) desenvolveram um projeto no qual visa a proteção e investimento na floresta amazônica como uma estratégica de resfriar o planeta. Porém (Vírgula) com base nos acontecimentos recentes, eles terão que buscar outra alternativa. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |