[Redação sem título]

Banco de Redações

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 19/09/2019

PUBLICIDADE

Mesmo que aquele antigo rumor de que a floresta amazônica é o pulmão do mundo não seja verdade  (Evite esse tipo de construção. Reestruture) ela ainda tem uma enorme importância para os seres vivos (Vírgula) e com certeza abriga ainda muitos recursos que podem ajudar a solucionar alguns problemas da sociedade, como combater doenças através de substâncias presentes na fauna ou flora nativas. (Discussões superficiais. Reestruture)

Infelizmente, os países que ela faz parte não se deram conta disso ou preferem explorá-la de forma desregrada e violenta, pensando apenas em lucro a curto prazo (Reelabore essa discussão). Como consequência disso, muitas espécies de plantas e animais podem entrar para a lista de ameaçados à extinção, pois o desmatamento e as queimadas, na maioria das vezes frutos da ganância humana, estão destruindo seus habitats. (Abordagem superficial do tema)

Seja pelo comércio de madeira, seja pela implementação de algum tipo de agricultura de forma ilegal, tem causado a destruição gradativa da amazônia por meio do desmatamento e queimadas (Problemas na construção de sentido). E com isso tem agravado o aquecimento (?) das áreas próximas pela falta de árvores e plantas que absorvem gás carbônico (CO2) e devolvem oxigênio para a natureza.

Se medidas para evitarem a exploração ilegal da floresta amazônica não forem tomadas, o mundo com certeza perderá um dos maiores tesouros biológicos existentes, o lugar que pode fornecer substâncias necessárias para combater tantas doenças, como os remédios que já foram descobertos lá. (Não compreende a estrutura do texto)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para que isto não aconteça, os países que a floresta amazônica faz parte devem estabelecer políticas de fiscalização rigorosas sobre a exploração do meio ambiente, além de criar zonas de preservação de espécies nativas, por meio de ministérios do meio ambiente e incentivar pesquisas na fauna e flora presentes em seu território através de verbas destinadas à educação e desenvolvimento, para assim usufruírem de forma ecológica e sustentável do que a amazônia pode lhes oferecer. (Não compreende a estrutura do texto)

Além disso, os governos desses países devem buscar parceria com organizações não governamentais em prol do meio ambiente para divulgar à suas populações a riqueza biológica que a floresta abriga, tais como sua vasta diversidade biológica, com espécies raras e exóticas de animais e plantas, que além de belas podem ser de valor inestimável para o futuro das ciências biológicas e da medicina propriamente dita. Assim estimulando as pessoas a cuidarem e preservarem o meio ambiente (Vírgula)e se orgulharem por terem o privilégio de estarem tão perto de tamanho tesouro natural. (Reelabore)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES