A vitalidade da Amazônia para o mundo - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 18/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ocupando 60% do território brasileiro, a floresta amazônica vem sofrendo com as queimadas e o desmatamento ao longo dos anos, o que vem piorando em grande escala desde junho deste ano. Como grande fonte de recursos, a Amazônia é também o lar de tribos indígenas, que similar com a época da ditadura militar vem perdendo seu espaço de forma humilhante. Mas qual a importância em preservar essa floresta? O que acarretaria uma destruição total desta área? (Discussões pertinentes, porém as discussões precisam ser reestruturadas)

“Inferno na floresta” é como esta situação vem sendo chamada, menos que isto não seria bem colocado (Problemas na construção de sentido). Pesquisas feitas em todos os lugares provam que em menos de 30 anos é de se esperar que a floresta não sobreviva, assim perdendo o habitat natural de dezenas de animais com alguns já em extinção, e outras até então desconhecidas. Um assunto que já é de visibilidade mundial, (Sem vírgula) trouxe à tona uma verdade que parecia querer ser mantida em segredo, como diz a canção “Brazil” (Vírgula) do cantor Declan Mackenna (Dois pontos) “Eu ouvi dizer que vocês venderam a Amazônia, para mostrar que o país de onde vocês são, é onde o mundo deve querer estar...”. (Reelabore as discussões apresentadas)

Os recursos que ainda restam não são infinitos, o que sobrou logo não estará mais presente (Evite esse tipo de construção). A preservação da floresta amazônica de todo sumo sagrada, a humanidade precisa de ar puro para melhor respiração, as árvores purificam o ar. Segundo o G1 notícias, a umidade que vem da Amazônia alimenta regiões que formam quase que 70% do PIB (Desenvolva a sigla) na América do Sul. (Reelabore as discussões apresentadas)

Com o desmatamento, o aumento do efeito estufa seria terrível. sem novos recursos, (Sem vírgula) a economia também seria afetada. Então, só pensar em tirar a terra, traria quase que a queda do país e a vida de muitos habitantes. Cabe ao governo aprimorar seus investimentos, monitorando qualquer processo que não cumpra as leis de preservação, premeditando qualquer acontecimento erradio, aumentando o reflorestamento para de algum jeito trazer de volta a vida a maior floresta tropical do mundo. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e delimitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200