Topo
pesquisar

Desflorestação e ardência na Amazônia

Banco de Redações

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 17/09/2019

PUBLICIDADE

É notório que a Floresta Amazônica é um tema que gera inúmeras divergências e conflitos de interesses hoje em dia, principalmente em relação a preservação do meio ambiente. Dentre todos os aspectos, vem se destacado o desmatamento desenfreado e o grande número de focos de incêndios, consideravelmente maior que nos três anos anteriores. (Apresente a tese)



Cabe mencionar o desmatamento, pois o homem com suas atitudes inconsequentes, (Sem vírgula) busca apenas o lucro financeiro, ignorando o perigo da escassez de vegetação para a qualidade do ar, do solo e da biodiversidade do país. Diante disso, ocorre a devastação dos recursos naturais, a erosão do solo, morte e extinção de espécies da fauna. (Discussão pertinente, mais as ideias precisam ser mais articuladas)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)



Por oportuno, merecem ênfase as queimadas que ocorrem com a justificativa de limpar o solo, para assim torná-lo apto a outras atividades. Entretanto, tal prática tende a ser maléfica, causando impactos irreversíveis ao meio-ambiente e aos moradores dos arredores, incluindo aumento dos casos de doenças respiratórias e fragilização do solo. (Desenvolvimento superficial)



Feitas as reflexões, percebe-se que o desmatamento e as queimadas na Amazônia causam danos severos, e é de suma importância reduzi-los ao máximo. Desta forma, é necessário a criação e implante (?) de medidas legais com objetivo de resguardar a maior floresta tropical do planeta. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões estão pertinentes, mas o desenvolvimento dos argumentos está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Vestibular Brasil Escola