A preservação da floresta amazônica é crucial à biodiversidade, pois viabiliza uma dinâmica ecológica equilibrada à fauna e a flora e, também, aos povos tradicionais ali viventes (indígenas e ribeirinhos). Diante dessa perspectiva, no entanto, falar em desmatamento e queimadas é adjetivar negativas preponderantes ao Brasil – extinção de espécies, desertificação do solo e deslocamento da população indígena, por exemplo. Logo, tais discussões podem ser respondidas por uma legislação ambiental questionável e favorecedora ao agronegócio. Além disso, a fiscalização ambiental na Amazônia ainda necessita de melhorias e as diretrizes educacionais do país precisam proporcionar ênfase aos estudos ambientalistas. (Reestruture as discussões e melhore a progressão de sentido)
Nesse contexto, infere-se uma discussão política, econômica e social, visto que problemas envolvendo direitos indígenas, derrubada ilegal de árvores para fins agrícolas e incêndios equacionam índices estatísticos preocupantes. Pois, (Sem vírgula) o avanço do agronegócio de soja vem prejudicando a população nativa e, consequentemente, a floresta amazônica. Assim, a apropriação de terras indígenas e ribeirinhas e a expulsão deles para outras localidades – (Sem travessão) resulta na perda de identidade cultural, manifestações constantes e até genocídio. Desse modo, embora exista uma legislação ambiental vigente (Vírgula) esta não garante direitos efetivos ou denota normatização ineficiente para punir ilegalidades. (Reestruture as ideias apresentadas)
Por conseguinte, observa-se uma fiscalização deficitária pela qual venha anular os efeitos da devastação ambiental na Amazônia. Então, diante das queimadas que assolaram a floresta, desprende-se uma conjuntura administrativa e política deficiente, seja por não salvaguardares as extensas terras amazonenses ou falta de punição e prisão aos garimpos ilegais e à biopirataria - contrabando de animais e plantas. Para tanto, desenvolver visão preservacionista é crucial para criar futuras gestões ambientalistas eficazes, mas, a realidade mostra um sistema de ensino que não estabelece obrigatoriedade nisso (Essa ideia precisa ser construída ao longo do texto). E, como reflexo, negativas do desmatamento destroem a maior floresta tropical do mundo.
Com base nessas considerações, constata-se a importância em buscar proteger a floresta amazônica. Nesse caso, cabe ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), por intermédio de uma PEC (Proposta de emenda constitucional), revisar as leis protecionistas, tornando-as mais efetivas e severas aos agressores do meio natural. Além disso, o Ministério da Educação (MEC), por meio da nova base curricular de ensino – precisa incluir de forma obrigatória – (Sem travessão) o aprendizado em estudos ambientalistas e proteção da Amazônia. A partir disso, resoluções mais objetivas devem preservar e conservar uma Amazônia mais segura às próximas gerações.
Comentários do corretor
As ideias são pertinentes, porém precisam ser delimitadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |