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Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 10/09/2019

Status:

Corrigida
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Funcionando conforme a primeira lei de Newton, a lei da inércia, a qual afirma que um corpo tende a permanecer no seu movimento até que uma força suficiente atue sobre ele mudando-o de percurso (Problemas na construção de sentido). Infelizmente, o desmatamento e as queimadas na floresta amazônica é um problema no qual vem aumentando cada vez mais com o passar do tempo. Com isso, ao invés de funcionar como uma força suficiente capaz de mudar o percurso desse problema de um número alto para diminuição  (Melhore a construção de sentido), diversas causas e consequências faz com que essa problema torne-se inviável no Brasil. (Reestruture as discussões iniciais. Delimite as ideias)

É de conhecimento geral que o desmatamento afeta muito a população brasileira, pois quando quanto menos árvores, menos chuva, o que prejudica totalmente a vida dos seres humanos, (Sem vírgula) e dos animais que lá vivem, ademais a riqueza do Brasil está mais centralizada na Amazônia, um lugar onde vem ocorrendo vários desastres (Reelabore essa discussão). Assim, baseando-se em Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele (Use aspas para demarcar a ideia de outrem), desse modo é o dever das escolas educar seus alunos, (Sem vírgula) para que saibam o quanto o desmatamento afeta a todos, e por isso quando  quanto mais consumista for as pessoas, mais será preciso ter que tirar recursos (matérias- primas) da Amazônia, e caso essa pessoas consumam mais que o necessário estará ajudando assim a eliminar o pouco que já tem nesse território o que dificulta a mudança do percurso do problema. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões)

Parafraseando  (É uma citação) Platão, o importante não é viver, mas viver bem (Use aspas para demarcar a ideia de outrem). Porém observa-se a falta de um poder centralizado sobre a Amazônia, (Sem vírgula) é um problema que os brasileiros vêm sofrendo há anos com as consequências, por isso desde da colonização o fato mencionado acaba sendo uma situação grave, o que fez com que diversas pessoas fossem vítimas de grandes violências por tentarem defender a terra, os índios Manokis, por exemplo, foram expulsos do seu território e outros 170 povos que ali residiam (Reelabore essa ideia). É notório que para o melhor desenvolvimento dessa área, (Sem vírgula) seria muito importante que apenas brasileiros tivessem total poder de administração sobre esse local, sem se preocupar que outra pessoa sem ser brasileira estivesse ao "lado" desmatando e queimando toda a Amazônia, por eles não se preocupam tanto por aquele espaço não ser a riqueza do pais deles., para que ocorra mudança neste percurso, do número alto para a diminuição é preciso proibir que essas pessoas tenham poder sobre qualquer espaço da Amazônia. (Reestruture as discussões apresentadas. Desenvolva as ideias de acordo com a estrutura do texto)

Portanto, fica evidente uma necessidade de uma tomada de medidas que realizem mudanças deste percurso. Assim, seria interessante que a Mídia, o quarto poder, por meio de filmes abordem tal questão, buscando orientar a todos como o consumismo afeta a sociedade, e a importância de preservar a floresta amazônica, (Sem vírgula) para que possa ajudar todos que assistirem a se conscientizarem sobre a situação, agindo assim como a força descrita por Newton, mudando o percurso do problema (Reelabore essa ideia). E por fim, que o Ministério da Educação (MEC) venha orientar as escolas a importância de preservar a natureza e que também no dia tradicional “Dia do Índio”, haja grandes eventos nas instituições que visem dar maior visibilidade às dificuldades sofridas pelos nativos, e assim que mostre também como os animais são afetos  afetados com tudo o que vem acontecendo. Vale lembrar a importância do o Poder Legislativo em criar leis mais severas sobre a situação. (Reelabore as ideias apresentadas. Reformule a propsota de intervenção)
 

Comentários do corretor


Lembre-se que há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Delimite os argumentos e desenvolva de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200