Fome;um retrato da desigualdade social no Brasil - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 04/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desigualdade social: uma realidade totalmente transparente se tratando do Brasil. Acarreta sérios problemas sociais como a fome que retrata bem o reflexo desta assimetria social na sociedade. Deparar-se com pessoas pedindo ou até mesmo roubando e furtando é quase uma cultura nas ruas,consequência da falta de amparo e atênção atenção governamental,em diversas áreas, para com tais pessoas. (Reestruture as discussões iniciais)

Logo,mesmo aqueles da alta classe não escapam desta realidade ao saírem de suas casas luxuosas e vidas ''perfeitas'' para as ruas do Brasil.Em Fortaleza,capital do Ceará,no nordeste brasileiro,por exemplo (Vírgula) já são mais de 204.177 famílias na extrema pobreza,de acordo com registros no cadastro único da cidade.A falta de emprego,dinheiro e conhecimento(educação)vem fomentando a atual situação do país. (Desenvolvimento limitado)

Apesar de uma redução,dos anos 2000 para os dias atuais,de quase 20% no quesito fome,ainda é possível melhorar através de políticas públicas mais eficientes,dando amparo e possibilitando acesso à comida,já que 1/3,aproximadamente 1,5 bilhões de toneladas,de toda comida produzida no mundo é disperdiçada ou se perde no transporte. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as discussões)

Concluí-se,com todos esses dados,que o sistema no Brasil é falho quanto a distribuição dos recursos e a falta da devida atênção direcionada aos mais necessitados.O governo precisa implementar políticas públicas mais eficientes para a população pobre,maioria no país,dando amparo,abrigo e possibilitando acesso à comida.Fazer jus a Constituição Federal que preza pela dignidade humana,usufruindo corretamente dos recursos do Estado. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Delimite e articule mais as discussões apresentadas ao longo do texto, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200