Agrotóxicos são substâncias utilizadas no meio agrícola para a preservação do cultivo contra insetos e doenças. Seu uso atualmente, no entanto, gera dúvidas oriundas a seus danos ao bem-estar humano e natural. Dessa forma, medidas solucionadoras são necessárias para livrar a população desse impasse social. (Desenvolva mais as ideias do parágrafo de introdução)
É imprescindível retratar sobre reguladores de pragas sem destacar os prejuízos ao homem (Reformule a ideia dessa construção). O Brasil iniciou seus projetos de inserção das substâncias na agricultura, mas não avançou nos métodos de educar a camada social sobre os seus males e benefícios. Exemplificando, tem-se conhecimento das propostas de aprovação dos defensivos pelos Parlamentares, ainda que não haja conhecimento prévio sobre suas manifestações no indivíduo. Presente na série americana Glee, Sue Sylvester, quando instituída diretora interina do colégio McKinley High, reformula a área alimentícia, retirando os alimentos com alto nível de pesticidas, substituindo-os por mantimentos saudáveis. Provocando histeria nos alunos, (Sem vírgula) já familiarizados com a alimentação rica em químicos e desconhecedores das doenças (Explore essa discussão no texto) que podem surgir com a introdução dos contaminados. (Delimite as discussões apresentadas)
Outro fator determinante para a progressão do infortúnio são os problemas gerados na natureza. Apesar das vantagens dos agros defensores agrodefensivos ao mundo agrícola, há-se há consciência de seus malefícios: infecção e poluição do solo, água e ar. O uso desses produtos causa, de diversos jeitos, a deterioração do ambiente. Como exemplo, de acordo com um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a poluição dos rios é a segunda maior maneira de poluição na região brasileira. (Desenvolvimento superficial das discussões)
Portanto, é preciso descontruir a visão ignorante da sociedade, garantindo um estado que assegure o conhecimento a todos (Como essa ideia se relaciona com as demais? Reflita e reestruture). Para tanto, o Ministério da Agricultura deve criar leis que intercepte e catalogue os números de uso de agrotóxicos pelos agricultores, a fim de obter o controle dos inseticidas. Além disso, Ministério da Educação (MEC) deve atualizar os Parâmetros Curriculares Nacionais nas matérias de ciências da natureza para acrescentar na educação brasileira os estudos comprovados sobre agrotóxicos, com a finalidade de instruir a todos sobre a problemática. Desse modo, as dúvidas do tecido social serão respondidas, propiciando uma sociedade consciente. (Delimite a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |