A juventude marca para muitos o ínicio de uma vida sexualmente ativa. Nesse contexto, o jovem se encontra à mercê das DST´s DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) em razão do pouco conhecimento acerca das consequências da prática sexual sem as devidas precauções. Tal problemática é um reflexo direto da sociedade atual, na qual os adolescentes não são eficientemente alertados sobre o assunto, resultando no aumento dos casos de DST´s DSTs no cenário nacional. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução)
Em um primeiro momento, observa-se que não há um programa específico voltado para a educação sexual nas escolas públicas e particulares do Brasil, estando o tema restrito as ciêcias biológicas. Portanto (Vírgula) os jovens (Vírgula) em sua maioria, sabem da existência das doenças sexualmente transmissíveis, porém não possuem consciência da gravidade do fato e da característica pandêmica de tais doenças. (Abordagem superficial do tema)
Em segunda ánalise, pode-se afirmar que grande parte dos pais não discutem diretamente com os seus filhos sobre a sexualidade, culminando na desinformação e no aumento dos casos não só de DST´s DSTs, como também nos casos de gravidez na adolescência. (Discussão limitada)
Portanto, indubitavelmente, urge a necessidade de criação de políticas públicas voltadas para a contextualização das doenças sexualmentes transmissíveis em âmbito nacional, promovendo atráves de cartazes, propagandas e eventos com palestras proferidas por profissionais da área a conscientização da comunidade jovem . Na esfera escolar, o Ministério da Educação (MEC) deve incentivar a educação sexual nos colégios, e em especial, (Sem vírgula) a integração de pais e alunos na disciplina, dando enfâse a ameaça que as doenças venéreas representam. Desse modo, o estado gradativamente conseguiria reduzir os casos de DST´s entre os jovens. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas ao longo do texto precisam ser mais exploradas para evitar lacunas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |