Um tema pouco debatido, assim como a sexualidade que é considerada um tema tabu, é a saúde mental. A parcela da população que comete suicídio antes dos trinta anos vem aumentando muito nos últimos anos, sendo o isolamento e o excesso de cobranças alguns dos motivos. (Desenvolvimento limitado do parágrafo de introdução. Apresente a tese)
O uso excessivo de redes sociais tem provocado aumento do isolamento entre as pessoas. A interação faz parte do desenvolvimento emocional do indivíduo (Vírgula) e isso vem sendo prejudicado com o avanço tecnológico e outros meios de entretenimento. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)
Os pais pressionam seus filos pata filhos para que tenham bons rendimentos na escola, por sua vez, os alunos, como não sabem como lidar com a situação, se compara, tendo rendimento inferior, com alunos que tem melhor rendimento e isso os prejudica causando estresse e ansiedade. (Observe a relação dessas discussões com o tema. Reformule e desenvolva mais as ideias)
O isolamento, o excesso de cobrança aliado a problemas de saúde como a depressão são potenciais causadores de suicídio entre jovens. Muitos deles por desconhecer o problema, por medo de julgamento alheio ou preconceito tem medo de procurar ajuda. (Desenvolvimento limitado)
Portanto o tema deve vir a público, como vem fazendo algumas escolas, o mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade) deve ser debatido com os pais para que mais jovens não interrompam suas vidas. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, desenvolva mais as discussões, apresente mais fatos, uma vez que a discussão está limitada Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |