Suicídio contemporâneo: Há solução? - Banco de redações


O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

Enviada em: 07/07/2018

Status:

Corrigida
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O suicídio é um problema social crescente entre os jovens contemporâneos. Solidão, bullying, negligência familiar e educacional estão dentre os fatores, porém principais, (Sem vírgula) que direcionam ao suicídio juvenil. (Desenvolvimento limitado do parágrafo de introdução. Desenvolva mais as dicussões e apresente a tese)

Dito o sociólogo Bauman (Apresente nome e sobrenome) em uma de suas teses: “Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar” (Ponto final) Sobre a presente Modernidade Líquida entre as pessoas, onde as relações se desprendem mais rápido uma das outras, causando o isolamento gradativo do indivíduo, principalmente o dos adolescentes. (Desenvolvimento limitado. Explore mais as discussões)

Outro fator é a defasagem direcionada aos jovens nos meios familiares e educacionais. Onde inclusive é mostrado na trama Thirteen Reasons Why, que a escola na série se esquiva da tarefa em buscar formas para sanar o bullying e responsáveis que não abordavam esta problemática com a devida importância, levando a protagonista Hannah Baker- vítima do isolamento, violência, patrões sociais, negligência familiar- ao suicídio. (Desenvolvimento limitado)

Portanto, é preciso abordar mais tais causas levadas ao suicídio, (Sem vírgula) em prol  da desconstrução dos moldes líquidos e conscientização educacional e familiar. Para tanto, a mídia pode implementar campanhas publicitárias com o suporte de definição, fatores, prevenções ao suicídio juvenil e a importância da coletividade social diante desta problemática. (Desenvolvimento superficial)

Outra implementação é de palestras educacionais para alunos e responsáveis sobre tais influências negativas e positivas que a atitude de ambas- Instituição e pais- transmitem aos jovens. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

Está situação está longe de ser solucionada, mas o começo para tal realidade, (Sem vírgula) está nas primeiras mudanças.(Não compreende a estrutura do texto. Apresente e desenvolva a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, sobretudo desenvolvimento e conclusão. Alérm disso, explore mais as ideias apresentadas, de modo a evitar a superficialidade das discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200