O suicídio é um problema social crescente entre os jovens contemporâneos. Solidão, bullying, negligência familiar e educacional estão dentre os fatores, porém principais, (Sem vírgula) que direcionam ao suicídio juvenil. (Desenvolvimento limitado do parágrafo de introdução. Desenvolva mais as dicussões e apresente a tese)
Dito o sociólogo Bauman (Apresente nome e sobrenome) em uma de suas teses: “Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar” (Ponto final) Sobre a presente Modernidade Líquida entre as pessoas, onde as relações se desprendem mais rápido uma das outras, causando o isolamento gradativo do indivíduo, principalmente o dos adolescentes. (Desenvolvimento limitado. Explore mais as discussões)
Outro fator é a defasagem direcionada aos jovens nos meios familiares e educacionais. Onde inclusive é mostrado na trama Thirteen Reasons Why, que a escola na série se esquiva da tarefa em buscar formas para sanar o bullying e responsáveis que não abordavam esta problemática com a devida importância, levando a protagonista Hannah Baker- vítima do isolamento, violência, patrões sociais, negligência familiar- ao suicídio. (Desenvolvimento limitado)
Portanto, é preciso abordar mais tais causas levadas ao suicídio, (Sem vírgula) em prol há da desconstrução dos moldes líquidos e conscientização educacional e familiar. Para tanto, a mídia pode implementar campanhas publicitárias com o suporte de definição, fatores, prevenções ao suicídio juvenil e a importância da coletividade social diante desta problemática. (Desenvolvimento superficial)
Outra implementação é de palestras educacionais para alunos e responsáveis sobre tais influências negativas e positivas que a atitude de ambas- Instituição e pais- transmitem aos jovens. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
Está situação está longe de ser solucionada, mas o começo para tal realidade, (Sem vírgula) está nas primeiras mudanças.(Não compreende a estrutura do texto. Apresente e desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, sobretudo desenvolvimento e conclusão. Alérm disso, explore mais as ideias apresentadas, de modo a evitar a superficialidade das discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |