A vida de quem não vai ver o futuro - Banco de redações


O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

Enviada em: 06/07/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série"13 Reasons Why", a personagem Hannah Baker nos (Evite ideia de primeira pessoa) mostra como diversos fatores podem levar as pessoas a cometerem suicídio,principalmente os jovens. E no Brasil, (Sem vírgula) essa realidade vem crescendo a cada dia mais. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução. Apresente a tese)

Em uma sociedade robótica e padronizada, as pessoas estão sempre em busca da perfeição de si mesmas e não param para prestar atenção nos sentimentos dos outros.Com isso, os mais afetados acabam sendo os jovens,pois muitos são constantemente rejeitados ou sofrem bullying por não terem o perfil ideal de certos grupos,além de não terem o amparo familiar, econômico e social, desencadeando em transtornos bipolares e depressão, ocasionando o suicídio. (Reestruture e explore mais as discussões apresentadas nesse parágrafo)

Segundo o psiquiatra Augusto Cury (Dois pontos) "Quando uma pessoa pensa em suicídio, ela quer matar a dor, mas não a vida", (Ponto final) isso mostra que quem está passando por momentos difíceis como (Sem vírgula) por exemplo, depressão, não vê outra alternativa para acabar com os sofrimentos, problemas e estresses a não ser a morte. (Discussão limitada)

Entre 2000 e 2016, o suicídio no Brasil cresceu cerca de 73%, segundo dados do Ministério Saúde.Tal fato, (Sem vírgula) nos (Evite ideia de primeira pessoa) leva a perceber como a nação brasileira ainda trata o suicídio com bastante preconceito, (Sem vírgula) diante de uma sociedade informatizada. (Discussão limitada) 

Portanto, medidas devem ser tomadas para resolução desse impasse.Cabe ao Ministério da Educação (MEC), e ao Ministério da Saúde, promover campanhas para que esse tema seja mais discutido nas escolas e na sociedade, com professores capacitados e psiquiatras dando diversas palestras.Assim a população pode ter mais conhecimento sobre essa realidade que tanto afeta os jovens. (Proposta de intervenção superficial)

Comentários do corretor


Ideias pertinentes, porém limitadas. Desenvolva mais as discussões apresentadas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200