O romance "Os sofrimentos do jovem Werther", escrito pelo alemão Goethe (Apresente o sobrenome), durante o século XVIII, narra um trágico caso de amor impossível do jovem protagonista e descreve o modo pelo qual a personagem se suicida. Tal obra, além de ser o marco do Romantismo da literatura universal, serviu como "molde" e "inspiração" para muitos jovens cometerem suicídios de modo análogo a Werther. Hodiernamente, no Brasil, o suicídio entre adolescentes não mais encontra a "influência" romântica antes notada no velho continente, mas sim é o bullying um dos motivos para o aumento desse ato nocivo à vida.
Diante do cotidiano do século XXI, no qual todos se importam com padrões pré-estabelecidos de beleza e consumo, o ambiente escolar, contraditoriamente, é o principal âmbito de discriminação e violência (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação). Isso é devido à atitudes de agressão verbais e físicas motivadas pelos próprios jovens imersos no preconceito à diversidade étnica, religiosa, física e sexual que compõem a sociedade brasileira hoje. Como consequência dessa doutrina de repúdio e opressão, muitos adolescentes são privados de seu desenvolvimento interpessoal, pois possuem medo de se socializarem e ficam cada vez mais suscetíveis ao suicídio.
De acordo com Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador do Mapa da Violência no Brasil, entre 2000 e 2015, os suicídios aumentaram 65% dos 10 aos 14 anos de idade e 45% dos 15 aos 19 anos. Essas faixas etárias correspondem aos períodos que esses jovens frequentam o ensino fundamental e médio em escolas regulares de ensino. Essa observação corrobora, fortifica e embasa a relação bullying/ colégios/ suicídios, visto que são nessas faixas etárias que os adolescentes mais frequentam as escolas e se interrelacionam. (Explore mais as discussões apresentadas)
Como se pôde notar pela "onda" de suicídios inspirados pelo livro de Goethe, a literatura exerce grande influência na vida social dos jovens. Assim, como uma maneira de solucionar o bullying e o suicídio advindo dessa prática, o Governo Federal deve investir na edição de livros que discutam sobre o bullying e incentivar, através de grupos de discussão, as famílias de todo o Brasil sobre o respeito à diversidade que compõe a sociedade brasileira, ajudando a diminuir não só os casos de bullying, como também os consequentes atos de suicídios. Dessa forma, o Brasil estará cada vez mais próximo de mitigar o ato suicida e aumentar a qualidade de vida de seus jovens cidadãos. (Proposta de intervenção superficial)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas são pertinentes ao tema, no entanto algumas precisam ser mais desenvolvidas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |