"Os fins justificam os meios" um grande filósofo italiano chamado Nicolau Maquiavel, disse isso (Reestruture essa ideia). Essa frase indica que tudo que ocorre no meio de algo, ou alguma coisa, justifica seu fim. Nos dias de hoje, uma das maiores mortes que ocorre entre os jovens é o suicídio. Mas, como dizia Maquiavel (Vírgula) devemos tratar sua causa para entendermos e solucionarmos (Evite primeira pessoa) o seu fim. (Reestruture as discussões apresentadas no parágrafo de introdução. Além disso, apresente a tese)
Na juventude enfrentamos (Evite primeira pessoa) uma fase complicada, na qual precisamos (Evite primeira pessoa) de apoio, na maioria das vezes, buscamos (Evite primeira pessoa) esse apoio na família, mas e se não tiver uma? Ou essa família tiver problemas demais e não poder ajudar? Cada vez mais a separação vem aumentando, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil registrou 314,1 mil divórcios em 2014, e em comparação com 2004 o saldo subiu em 161,4%. Nessa época também aumentou a taxa de suicídio de 20% em 2010 a 25% em 2014, de acordo com a Faculdade Latino Americano De Ciências Sociais. (Discussões suiperficiais. Reestruture e explore mais os dados apresentados no texto)
Podemos (Evite primeira pessoa) perceber, deste modo, que os fins realmente influenciam nos meios e que há uma ligação muito forte entre o suicídio e a falta da família, principalmente quando essa está em processo de separação. Para diminuir o suicídio entre jovens (Vírgula) o governo deveria (Deveria ou deve? Reflita e reformule) disponibilizar, de forma gratuita, um psicólogo para cuidar exclusivamente do filho, para transformar esse acontecimento complicado em algo mais simples, e também seria de extrema importância levar mais informações para as famílias, (Sem vírgula) através de sistema de conscientização, ressaltando, assim, sua grande importância nessa causa. Consequentemente, esse meio não justificará mais esse fins. (Proposta de intervenção superficial. Reestruture)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas estão desenvolvidas de modo superficial. Elabore um projeto de texto e explore mais as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |