Fakenews: um perigo à solta. - Banco de redações


Informação e sociedade: o combate às fake news em ano de eleições presidenciais

Enviada em: 25/06/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com a chegada da era digital somos (Evite primeira pessoa) cada vez mais bombardeados com conteúdos de diversos tipos. O grande problema é que muitos desses conteúdos são falsos. Portanto, devemos (Evite primeira pessoa) ter cuidado com isso, pois em ano eleitoral não devemos (Evite primeira pessoa) deixar que isso atrapalhe a escolha de um bom presidente. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)

As fake news fakenews, como é conhecida, é a divulgação de notícias falsas com a intenção de causar danos a algo ou alguém. Essa notícia é divulgada principalmente em redes sociais. Um estudo do MIT(universidade americana) observou que no twitter as fake news fakenews são mais compartilhadas que notícias verdadeiras. (Desenvolvimento limitado)

O Brasil deve se precaver sobre isso, pois no ano de eleições presidências presidenciais é um momento decisivo para o rumo de um país. Um exemplo forte de como isso poderá ocorrer foram foi as eleições dos Estados Unidos, onde, provavelmente, notícias duvidosas mudaram o rumo das eleições. (Abordagem superficial. Reformule as discussões apresentadas)

Portanto, devemos (Evite primeira pessoa) ter cuidado com as fake news fakenews. Primeiramente, deveremos (Evite primeira pessoa) cobrar das plataformas digitais uma maior filtragem sobre o que é divulgado pelos seus usuários, ficando também responsáveis por retratações públicas sobre notícias comprovadas como falsas.. (Ponto final) E (Vírgula) por fim, devemos (Evite primeira pessoa) desenvolver nosso pensamento crítico, buscando por conteúdos confiáveis e fontes com credibilidade. (Proposta de intervenção superficial)

Comentários do corretor


Use sinônimos para retomar as ideias no texto. Além disso, desenvolva mais as discussões que foram apresentadas no texto, pois estão abordadas de modo superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200