Como dizia Albert Einstein, físico alemão (Dois pontos) "Todo o nosso progresso tecnológico, que tanto se louva, o próprio cerne da nossa civilização, é como um machado na mão de um criminoso". Podemos (Evite primeira pessoa) adaptar esses dizeres para um grande problema atualmente: as fake news que mata a veracidade dos fatos. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)
Notícias falsas de certa pessoa pode se espalhar em meio a internet (Reformule). Esse problema pode ocasionar a influência negativa no resultado das eleições esse ano no Brasil (Problemas na construção de sentido). Isso aconteceu na última eleição dos Estados Unidos, na qual orgãos investigam essas fake news (Quais?) em favor do Donald Trump em detrimento da Hillary Clinton. No Brasil, ao invés de compra de votos (Vírgula) a população teria a inovação de compra de fake news. (Reestruture as discussões apresentadas)
Algo muito comum no século 21 são as redes sociais. Mas justamente é essa ferramenta usada para o compartilhamento de falsas notícias (Reformule) . Estudos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts mostraram que as fake news são mais compartilhadas do que notícias verdadeiras. Os brasileiros acabam enganados com fatos mentirosos dos seus candidatos. (Desenvolvimento limitado)
Diante desses problemas (Quais? Eles precisam ser mais explorados no texto), soluções precisam ser feitas para que ocorra uma eleição limpa e democrática. Quando ocorresse ocorrer a "viralização" de certa notícia, sem fontes concretas, a Justiça Federal deve analisá-la e julgá-la. Se caso comprovado que é falso, deve-se retirar a fake news de onde foi publicado, punir a plataforma digital e o autor dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade). Em seguida deve haver um comunicado, em meios de comunicação confiáveis, sobre a situação ocorrida, para que as pessoas saibam da veracidade dos fatos. Também é interessante que os meios de comunicação criar criem "propagandas" que ajudem a população identificar uma fake news. Essas soluções ajudariam combater falsas notícias nas eleições presidenciais de 2018 (Vírgula) no Brasil. (Reestruture e desenvolva mais a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Embora as discussões sejam pertinentes ao tema, elas precisam ser reestruturadas e mais exploradas. Portanto, elabore um projeto de texto com as principais ideias que serão desenvolvidas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |