As “ fake news ’’ vão além de notícias falsas veiculadas em redes sociais ou aplicativos de comunicação, esses tipos de rumores podem ter objetivos de ganhos políticos e financeiros. Em ano de eleições, elas podem causar grandes impactos, por isso são necessárias medidas governamentais diferentes das propostas até então. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução)
Em primeira análise, uma das iniciativas adotadas até então pelo governo para combater às notícias falsas é a criação de leis que criminalizam quem divulga e compartilha esses tipos de rumores. As leis ainda não foram aprovadas, mas já podem ser consideradas contraditórias, pois resolveria apenas o problema da elite política que passaria a controlar o conteúdo disponível a respeito de si. Além disso, incriminar quem compartilha tais mentiras é transformar qualquer usuário ( das redes sociais) em criminoso, logo essa medida beneficia apenas uma minoria da sociedade brasileira. (Reestruture as discussões desse parágrafo de desenvolvimento)
Em segunda análise, a legislação não tem a mesma velocidade com a qual as notícias são compartilhadas. Como exemplificação, o jornal O Globo mostrou que o primeiro caso de indiciamento por “ fake news ’’ (Vírgula) ocorrido no Espírito Santo em 2014, teve o inquérito concluído somente agora (Vírgula) três anos depois (Reformule essa discussão). Enquanto as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras e alcançam muito mais gente, resultado de um estudo levantado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o estudo foi realizado nos Estados Unidos, mas as conclusões podem ser aplicadas ao Brasil. (Problemas na construção de sentido. Reestruture e desenvolva mais)
Conclui-se (Redundante, uma vez que é um parágrafo de conclusão. Use conjunções conclusivas), que a criação de uma legislação não é o bastante no combate às “ fake news’’. Com isso, o combate começa na escola, portanto o Governo, por meio de envio de recursos ao Ministério da Educação (MEC), promova uma “alfabetização midiática”, (Sem vírgula) através de aulas e palestras sobre a importância de procurar fontes confiáveis, identificação de uma notícia falsa, profissionais que ajudem os jovens no desenvolvimento de opinião crítica. Além disso, é necessário que haja parcerias com ONGs que desenvolvam as mesmas estratégias em comunidades, pois desenvolver o senso crítico da sociedade é a melhor medida a ser tomada. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ideias pertinentes ao tema, mas precisam ser delimitadas e mais desenvolvidas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |