"Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade".Essa célebre frase de Joseph Goebbels, ministro da propaganda na Alemanha Nazista, permite refletir acerca do papel das "fakes News"ou "hoax" (termos ingleses para notícias falsas) na sociedade. Estas acabam por exercer controle sobre o indivíduo e, por fim, nas decisões importantes, por exemplo, as eleições.
Em primeira análise, cabe pontuar que as notícias falsas exercem controle sobre o individuo. Isso (Vírgula) porque, essas noticiam acontecimentos extraordinários e alarmantes, logo o internauta sente grande vontade de compartilhá-las, uma vez que as ver vê como algo importantíssimo e não tem o cuidado de pesquisar a fonte, já no outro geram o mesmo sentimento (Como assim?) e, por fim, cria-se um rede de espalhamento de 'hoax" (Reestruture). Isso, (Sem vírgula) é o observado em pesquisas divulgadas pela Universidade de São Paulo (USP), as quais noticiam a qual noticia que 12 milhões de pessoas já compartilharam notícias falsas em alguma rede social. (Abordagem limitada ao senso comum)
Outrossim, as "fakes news" influenciam negativamente nas decisões tomadas na sociedade, por exemplo, as eleições. Essa divulgam acontecimentos, falas, opiniões, gestos sobre determinada pessoa ou partido, os quais não são verdades, marcando negativamente sua imagem (Cuidado com a ambiguidade), logo quem é vítima das mesmas (Use somente quando houver ideia de igualdade) acaba sendo prejudicado e tem suas chances de vitória reduzidas para cargos públicos. A título de exemplo, é destacável as "hoax", divulgadas por blogs, sites e redes sociais sobre o candidato a presidência do Brasil, José Serra, as quais impactaram negativamente sua imagem e diminuíram sua popularidade frente ao povo. (Abordagem superficial das discussões. Reormule)
É evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para diminuir o poder das "fakes news" na sociedade. Diante disso, a Agência Brasileira de Inteligência deve, em conjunto com o Facebook, Instagram e Whatsaap, identificar e remover as notícias falsas, a fim de diminuir sua disseminação e seu controle sobre a população. (Proposta de intervenção superficial. Reformule)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Reformule as discussões apresentadas, pois estão sendo abordadas de modo superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |