Há cerca de cinquenta e quatro anos atrás, em 1964, a censura pintou o cenário, (Sem vírgula) da recém-instaurada no país, a Ditadura Militar. Existia um avultado controle das informações, onde se restringiam aquelas que pudessem prejudicar ou criar uma falsa imagem do que acontecia na época. Após vinte e um anos, a liberdade de expressão ganha espaço novamente, e com ela, a mídia. Tendo em vista que esta é o maior instrumento de formação da opinião pública, deveria assegurar, ao menos, que as informações fossem verdadeiras (Reformule essa ideia). (Desenvolva mais as discussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)
Segundo Anita Simis, os meios de comunicação são meios-chave em qualquer tentativa de mudança ou alternância no poder. Aqueles que querem dar um golpe tentam controlar a mídia. Ou seja, a monopolização da mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade), por parte da classe alta, em especial governantes e candidatos, gera notícias falsas, mais conhecidas como “fake news” (Vírgula) o que ocasiona idealização, preconceito, dramatização e em alguns casos, violência.
Em ano de eleições a ascensão de notícias falsas atinge seu ápice, indicando aparentes e ilusórios índices que supostamente revelam a popularidade de candidatos, opiniões públicas, fraudes, histórico governamental. Quanto mais alto é o valor do investimento, maiores são as chances de encontrar falcatruas e dramatização nas notícias (Vírgula) principalmente em emissoras e editoras que possuem influência exacerbada. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)
Em suma, concluí-se (Redundância, visto que se trata de um parágrafo de conclusão) que essa influência da mídia vinda do poder monetário é crucial para a formação da opinião pública e precisa ser combatida, já que não é possível confiar nas informações cedidas. Portanto, o Poder Legislativo deverá criar leis de repressão que possam lutar contra a propagação dessas notícias; a polícia assegurará que os possíveis alvos de violência fiquem em segurança; é aconselhável que a população procure a mesma informação em diferentes fontes e que estas sejam de confiança; às ONGs propõem-se projetos voluntários voltados para o voto consciente a todos os eleitores para que sejam impulsionados a buscarem mais referências sobre seus candidatos; e por fim, as pessoas alvos procurarão se defender com o veículo que gerou a “fake news”, afim a fim de manter sua integridade (Cuidado com a ambiguidade) moral e causar dúvidas na população sobre ambos, tanto o emissor, quanto o candidato. Assim, com apoio de agentes, é possível acreditar num futuro sem corrupção. (Delimite a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
"Tudo como deveria estar". As discussões apresentadas no texto são pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |