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Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 27/05/2018

Status:

Corrigida
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O Brasil é um Estado Democrático de Direito muito recente em relação a outras Nações-Estados, e, por isso, possui demandas de determinados grupos sociais não resolvidas e não satisfeitas, como é o caso dos desafios encontrados pelos negros atualmente, que se pode traduzir em uma demanda (Use sinônimos) por reconhecimento deles enquanto cidadãos de direitos individuais e sociais. Entretanto, não é apenas o carácter de o Brasil possuir uma democracia muito nova que  a qual faz com que persista essa demanda, mas o facto fato de ele possuir determinados conjuntos de práticas, hábitos e valores cultivados pelos cidadãos brasileiros, que faz com que no qual essas demandas (Use sinônimos) por reconhecimento e respeito dos negros, atualmente, persistam e mantenham-se geração após geração. (Discussões pertinentes, mas precisam ser delimitadas)

Deve-se destacar a dimensão cultural do ser humano para tentar-se resolver estes desafios, uma vez que a cultura - enquanto conjunto de valores, hábitos, ideologias, conceitos e visão de mundo que compõe o ser humano, e é passada de geração em geração através da oralidade, da escrita, e da reprodução de hábitos - em alguma medida, determina se se deve ter preconceito, ou se se deve respeitar, ou se se (Evite o uso repetitivo) deve reconhecer os negros como cidadãos ou não. Isto é, é a cultura que determina se se concebe o negro como igual a todo e qualquer ser humano, ou se se deve concebê-lo como um ser inferior diferente dos outros seres humanos. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)

Se uma criança é orientada pela sociedade a reproduzir atitudes que menosprezem o negro, é bem provável que esta criança cresça com essa concepção em seu  (Evite ambiguidades) espírito. Se alguns membros do grupo social desta criança possuem atitudes que apequenam a figura do negro na sociedade, é bem provável que esta criança comece a reproduzir essas atitudes, já que para se sentir como um membro participante, e portanto, para incluir-se no grupo social (Vírgula) ela vai desejar o fazer. Deste modo, percebe-se que são os valores da sociedade que determinam a forma de se conceber o negro na dimensão social. (Reestrutur as discussões)

Todavia, o que fez com que essa concepção sobre o negro surgisse na sociedade brasileira? Ela não surgiu, ela coincide com o próprio surgimento da cultura brasileira (Como assim? Reestruture essa ideia). Ou seja, ela faz parte da constituição da cultura brasileira. E, por isso, é tão difícil erradicá-la do ideário dos cidadãos. Parece que se é natural conceber os negros como incapazes, incompetentes e inúteis quanto a status e papel sociais de destaque. Entretanto, tudo isso não passa de valores cultivados, e portanto, já que são aspectos da dimensão cultural do ser humano, não podem ser tomados como aspectos da dimensão natural dele. (Abordagem superficial do tema. Evite esse tipo de construção. Reestruture)

O que se propõe para tentar diminuir os desafios enfrentados pelos negros no Brasil são mudanças de atitudes, de hábitos e de concepção por parte dos cidadãos. Para que isso ocorra, é necessário que a educação televisiva pare de reproduzir valores falsos em relação ao negro no conteúdo dos programas. É necessário que haja uma atitude crítica em relação à moral e aos costumes que são cultivados na sociedade brasileira, para isso é imprescindível que debates sobre esse tema sejam trazidos pelas universidades por meio de projetos de extensão à comunidade. E, além disso, é necessário valorizar a figura do negro no campo do trabalho através de salários justos e de promoção e abertura a eles (Vírgula) para que possam ocupar funções de destaque na sociedade.
 

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para o desenvolvimento do texto. Delimite as discussões apresentadas para evitar o excesso de informação  e o "pouco" desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200