Igualdade para quem? - Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 27/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A questão do negro no Brasil ainda deve ser muito discutida devido a tamanhas desigualdades que essas pessoas encontram em meio à a sociedade. Ainda que no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 55% da população brasileira seja composta por negros ou pardos, a marginalização que estes sofrem, trazem à tona a necessidade de inserção e garantia de direitos se comparado a pessoas brancas.

A Constituição brasileira determina que todos os brasileiros e estrangeiros residentes no país, (Sem vírgula) devem ser tratados com total igualdade, porém, não observamos (Evite primeira pessoa) o cumprimento dessa lei no nosso (Evite ideia de primeira pessoa) cotidiano. Um fato que comprova isso, (Sem vírgula) é que (Vírgula) a cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no Brasil, segundo o Mapa da Violência, um rapaz negro possui 12 vezes mais chance de morrer que um jovem branco. (Problemas na construção de sentido. Delimite os argumentos e desenvolva)

A história do Brasil é manchada pela exploração do negro, e ainda que existam leis de garantia de equiparação aos brancos, isso ainda é muito distante da realidade. Pesquisas revelam que os salários dessas pessoas são menores, e pode-se ainda inferir, (Sem vírgula) que esse salário é menor quando existe emprego (Ficou estranho. Reestruture), visto que muitos negros encontram dificuldades na entrada do mercado de trabalho, tudo isso devido a cor da pele. (Abordagem superficial do tema)

Por mais que grande parte da população afirme não ter nenhum preconceito com pessoas negras, por que ainda existe tanta diferença com as pessoas brancas? (Evite esse tipo de construção) Muitas pessoas ao se aproximarem de pessoas negras, por mais que não assumam abertamente, sentem medo de serem roubadas, devido ao estereótipo criada em relação do negro no país. (Cuidado ao afirmar isso. Reformule) São, muitas vezes, pessoas vistas como ladras e criminosas, apenas devido a cor de sua pele. (Apresente fatos e os desenvolva no texto)

Portanto, torna-se necessário o debate em relação à causa negra na sociedade brasileira e mundial. Por mais que restringimos (Evite primeira pessoa no texto) esta questão ao nosso país, é uma causa de interesse no mundo inteiro. É preciso endurecer leis e multas relacionadas ao racismo, a criação de projetos de discussão da causa nas escolas desde os primeiros anos, o acesso dessas pessoas à universidades e garantia de melhores oportunidades. É um caminho longo a ser percorrido e superado, mas só assim podemos causar o impacto necessário. (Reestruture. Proposta de intervenção superficial)
 

Comentários do corretor


Apresente fatos de áreas do conhecimento, pois a sua abordagem acerca do tema está limitada ao senso comum. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200