Apesar de saber que a grande parte da população brasileira é de composta por pessoas negras, dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam que já passou da metade, chegando a 54%. São pessoas marcadas pelo simples fato de terem a pele escura (negra). (Reestruture e desenvolva mais o parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Os negros (Use sinônimos) carregam um passado que os atormentam desde sempre, já se passando décadas e décadas (Evite esse tipo de construção) da abolição da escravatura e os sofrimentos vividos por muitos naquela época são refletidos até os dias de hoje (São refletidos de que maneira? Desenvolva essa ideia). Estudos e pesquisas mostram que é altíssimo o número de pessoas negras sofrendo com o preconceito que vem de todos os lados, mesmo depois de ser criado o Estatuto de Igualdade Racial no Brasil, este, (Sem vírgula) rege a lei 12.288, de 20 de julho de 2010. Apesar da criação desta lei (Vírgula) não foi visto nenhuma melhora com relação aos preconceitos, a desigualdade e o desrespeito (Abordagem superficial). (Problemas na construção de sentido. Reveja coesão e coerência. Desenvolva mais)
O que se vê é racismo, é alguns negros sendo confundidos e tratados como marginais e os sofrimentos de muitos por serem ignorados e malvistos o tempo todo (Evite esse tipo de construção. Reformule essa ideia). No entanto (Vírgula) para exterminar de vez este mal (Vírgula) é preciso colocar em prática a lei que foi criada e reeducar as pessoas de todas as idades e níveis sociais (Vírgula) e assim zerar o número de vidas perdidas por minuto, dias e anos. (Proposta limitada. Reestruture)
Contudo é preciso investir mais em campanhas para acabar com a prática de qualquer tipo de preconceito, além disso investir mais em educação, em emprego para todos de forma igual, sem valorizar a cor e sim o caráter de cada um. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, desenvolva mais as discussões apresentadas no texto uma vez que estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |