Tantos se passaram (?) e a discriminação racial ainda está presente em diversas partes do mundo. No Brasil, país com a maior população negra fora do continente africano, o preconceito e a falta de oportunidades evidenciam o pouco espaço que o negro ocupa nos setores das grandes profissões da sociedade.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 53% dos brasileiros se declararam como negros e pardos, um aumento de 5 pontos porcentuais em relação à mesma pesquisa realizada há dez anos. (Desenvolvimento limitado. Não compreende a estrutura do texto)
Vários aspectos revelam a desigualdade existente entre os negros com relação às pessoas brancas, sejam eles econômicos ou sociais. Seus (Evite ambiguidade no texto) salários são mais baixos, a precariedade das condições de vida, as oportunidades de emprego são mais baixas, entre outros. (Não compreende a estrutura do texto)
Dado o exposto, conclui-se (Redundância) que as instituições de ensino superior incluam em seus vestibulares a inclusão social através de cotas (Isso já existe), assim o estudante negro terá outra possibilidade além do Enem e provas de instituições públicas (Como assim?). O governo deve elaborar projetos junto ao Ministério da Educação e da cultura para realizar debates no combate ao preconceito nas salas de aula (Vírgula) e também promover eventos sociais em que tenha como foco a cultura negra e a questão do racismo por meio de exposições, danças e teatro aberto ao público e gratuitos. (Proposta superficial. Reformule)
O Brasil precisa da educação,para que através dela se formem melhores cidadãos para um futuro onde o fenótipo de uma pessoa não seja motivo de discriminação. Como disse Nelson Mandela: ´´ A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo´´. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimentos e conclusão). Além disso, desenvolva mais as ideias apresentadas no texto, pois estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |