Sob a perspectiva de Harper Lee em seu livro “O sol é para todos”, de 1960, foi feita uma observação sobre o preconceito racial enfrentado na época. (Vírgula) na qual, (Sem vírgula) a população negra (Vírgula) mesmo após a abolição da escravatura em 1888, não possuía os mesmos direitos dos brancos. Economicamente (Vírgula) as pessoas brancas eram privilegiadas com salários mais altos, que possibilitavam uma vida mais confortável com direitos a educação e saúde, diferentemente dos negros que possuíam salários inferiores. O que contribui para que a população negra fosse excluída e vivesse em contextos insalubres, em bairros pobres, desempregados, (Sem vírgula) e com pouca escolaridade. Esse contexto foi amplamente motivado pelo período de escravidão, no qual, (Sem vírgula) os negros sofriam inúmeros abusos físicos e psicológicos para contribuir de maneira não remunerada para enriquecer burguesia. (Discussões pertinentes, porém precisam ser delimitadas para serem mais desenvolvidas ao longo do texto)
O preconceito racial, (Sem vírgula) é um problema social enfrentado no mundo inteiro. Trata-se de uma ideia estabelecida com fundamentos de senso comum de que uma raça ou etnia humana é melhor do que outra. Os termos pejorativos de “negro” é ladrão, bandido e pobre (Vírgula) fazem alusão ao contexto preconceituoso enraizado em várias culturas. No Brasil (Vírgula) onde há uma mistura de culturas estabelecidas há séculos, devido as imigrações de africanos, japoneses e alemães fugidos da guerra ou da escravidão, torna-se um ambiente muito fértil ao preconceito, pois uma cultura em algum momento poderia não aceitar a semelhante, outros fatores que podem ter contribuído foram instabilidade emocional, medo e fome adivinhas da guerra, que proporcionou um contexto caótico na sociedade refletidos até os dias de hoje. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)
No atual momento (Vírgula) o Brasil tem tentado diminuir o preconceito racial por intermédio de penalidades (Quais?). No entanto, o preconceito ainda procede, (Sem vírgula) através agressões verbais, físicas, salários menores o alto índice de assassinatos de negros em relação aos brancos, segundo os dados da Organização das Nações Unidas (ONU) (Vírgula) e a maior dificuldade dos negros terem acesso ao ensino superior, mesmo com o cota mesmo com as cotas. O ambiente escolar também pode contribuir para o racismo (De que maneira?), tonando-se necessário que funcionários das instituições (Vírgula) como diretores e professores (Vírgula) tomem conhecimento caso ocorra Bullying motivado por descriminação racial (Vírgula) e junto com os pais, (Sem vírgula) tente uma intervenção das práticas racistas. Tornando-se evidente que a população negra ainda carece de maiores visibilidades e direitos iguais. (Abordagem superficial do tema)
Logo, um possível caminho para amenizar essa situação seria a imposição de penalidades mais graves a quem cometer algum crime envolvendo preconceito racial (Cuidado ao propor isso. Quais penalidades?), maiores oportunidades voltadas ao público negro, com a inserção dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) em Universidades e profissões com maiores salários. E por intermédio da sensibilização das pessoas através de palestras, (Sem vírgula) que visem a reflexão do conhecimento sobre o tema (Vírgula) e, (Sem vírgula) seja com intuito da utilização de práticas anti racismo no ambiente familiar, visto que uma criança é facilmente influenciada pelo seu meio, logo uma criança não nasce racista, mas aprende práticas racistas com a família, amigos e conhecidos. Desta maneira, poderá ser diminuída pela nação as visões preconceituosas ainda existentes e a desagradável imagem do negro vista de forma pejorativa, a qual poderá ser mudada ao longo dos anos. (Reestruture a proposta de intervenção, pois está limitada)
Comentários do corretor
As abordagens apresentadas são pertinentes, porém precisam ser mais desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, observe que há um limite de 30 linhas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |