- Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 25/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É indubitável, (Sem vírgula) que atualmente os negros (Vírgula) apesar de todas as suas conquistas, ainda passam por inúmeras dificuldades constantemente. Isso se relaciona não só pela falta de ascensão desse grupo, mas também por toda uma concepção patriarcalista (Como assim? Reveja e reestruture essa ideia) de séculos passados. Diante disso, convém salientarmos (Evite primeira pessoa) algumas circunstâncias históricas que se relacionam com essa problemática em nossa  (Evite ideia de primeira pessoa no texto) sociedade. (Reestruture o parágrafo de introdução)

Desde o período denominado expansão marítima e neocolonialismo, essas pessoas eram tratadas como objeto, ou seja, uma mercadoria. Assim (Vírgula) ao longo dos anos (Vírgula) esse povo foi sendo marginalizado (De que maneira? Desenvolva essa ideia), tidos como minoria em relação à população ‘’branca’’. Sabe-se que hoje essa realidade é outra (Como assim?), segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) os afrodescendentes representam 53,6 % da população. Entretanto, mais da metade vivem em situação de miséria. É necessário que medidas sejam tomadas para diminuir as proporções desse quebra-cabeça. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule esse parágrafo de desenvolvimento)

‘’Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele’’, segundo Martin Luther King, (Ponto final) O que deve ser realmente importante não é a raça, nem a etnia (Vírgula) e sim o caráter e a capacidade do ser humano. Contudo, no Brasil, este fato não é uma realidade muito viável, devido a uma série de fatores sobre os quais desencadeiam problemas no mercado de trabalho (Quais? Reformule essa ideia). Outro tabu são as agressões sofridas aos quais, tanto verbais e físicas. (Problemas na construção de sentido. Reestruture)

Destarte, para ocorrer uma mudança que supra todos esses desafios, não obstante, tem que haver uma quebra nessas concepções idealistas (Quais? Pois essa ideia não foi desenvolvida no texto). É de total responsabilidade do Governo, (Sem vírgula) formular medidas para solucionar essa adversidade em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país, por meio de ferramentas como projetos e campanhas que fomentem ações afirmativas, a fim de acabar com as barreiras e, logo conseguir inserir esses indivíduos no meio social. (Proposta superficial)
 

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva mais os argumentos apresentado no texto, pois estão limitados. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200