Durante o período colonial impôs-se a exploração de mão de obra escrava, que a princípio, (Sem vírgula) começou com a utilização de indígenas e, progressivamente, passou a emprego de africanos (Reveja essa informação). A herança colonial da escravidão deixou uma lacuna entre negros e brancos, tomando como exemplo o preconceito racial sofrido por essa parcela da população. Diante dessa problemática (Vírgula) destacam-se como caminhos para resolvê-las no Brasil, a mudança do prisma da população a respeito da diversidade racial e o cumprimento das leis. (Reestruture o parágrafo de introdução)
A herança colonial é um desafio encontrado pelos negros. Segundo o historiador Nicolau Maquiável (Dois pontos) “O preconceito tem mais raízes que os princípios”. De maneira análoga, é possível perceber que a cicatrizes da escravidão ainda se mantem viva, haja visto que a notável imobilidade social perante o preconceito é mais forte que o princípio de “amor ao próximo” (Desenvolva mais essa ideia no texto). Desta forma (Vírgula) é indubitável que a mudança na ótica populacional se faz como um caminho para o combate ao preconceito. (Abordagem superficial do tema. Desenvolva mais)
Outrossim, destaca-se como caminho para a resolução de tal fato social a punição perante a lei. Segundo o filosofo grego Aristóteles, (Sem vírgula; dois pontos) “A política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade”. Portanto, segundo este pensamento (Vírgula) observa-se que há leis, mas estas não são cumpridas, considerando que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 4290 negros são mortos por ano vítima de racismo. (Não compreende a estrutura do texto)
Portanto, medidas são necessárias para resolver a problemática. Logo, em parceria com a organização dos advogados no Brasil, o ministério da justiça deve disponibilizar um maior número de defensores públicos para levar a diante e defender os processos de violência contra negros. Assim também, como já dito pelo pedagogo Paulo freire (Dois pontos) “A educação transforma as pessoas, e estas mudam o mundo”. Logo (Vírgula) o Ministério da Educação (MEC) deve promover palestras nas escolas, com alunos e pais, como o intuito de reconhecimento da diversidade cultural e racial, assim também como sua importância. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
O desenvolvimento de ideias, de modo geral, é pertinente ao tema proposto. No entanto, os argumentos precisam ser mais explorados no texto. Não deixe de exercirar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |