Vencendo a prisão ideológica - Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 22/05/2018

Status:

Corrigida
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No Brasil é inegável que os negros (Vírgula) mesmo após serem libertos do trabalho escravo (Vírgula) continuaram a ser inferiorizados pelo racismo remanescente. Mesmo após a saída dos colonizadores europeus, o darwinismo social (Desenvolva essa ideia) continua a existir mesmo (Use sinônimos) que de forma disfarçada no imaginário dos ex-colonos. Com o passar dos anos, medidas foram tomadas para superar a situação e implementar a igualdade entre as pessoas, porém mais precisa (Problemas na construção de sentido) ser feito (Vírgula) pois o cenário ainda não é satisfatório. (Reestruture o parágrafo de introdução)

Dentre as medidas já tomadas, a criação de cotas raciais foi um grande passo. As cotas garantem o ingresso de negros em universidades e empresas (Reveja essa informação), então com o acesso à educação e emprego essa parcela da população, por anos marginalizada, consegue alcançar melhor qualidade de vida e dignidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (Vírgula) o percentual de universitários negros mais que dobrou depois da adoção desse sistema. (Abordagem superficial. Delimite e desenvolva mais o argumento)

Apesar disso, ainda é possível notar que a igualdade racial não foi alcançada. O racismo aparece nos ataques a terreiros de religiões africanas, nos padrões de estética da sociedade que valorizam o nariz fino e cabelos lisos tipicamente europeus, na sensualização exacerbada das pessoas com pele “cor de pecado” e até mesmo nas estatísticas de homicídio. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente quatro negros são mortos por hora no Brasil. Percebe-se assim, que mesmo com leis antirracismo (Ideia não desenvolvida no texto) no imaginário da população o negro e tudo que diz respeito a ele é visto como inferior ou ruim. (Reestruture e delimite as ideias apresentadas nesse parágrafo)

Dessa forma, portanto (Redundância), é perceptível que mais do que leis antirracistas é necessário que as mudanças caminhem no sentido ideológico e de conscientização. Assim, uma proposta interessante (Evite esse tipo de construção) é que o Ministério da Educação (MEC) inclua no material didático da educação básica mais aspectos sobre a história dos negros do Brasil. Histórias como a da negra Maria Felipa que lutou pela independência brasileira devem ser conhecidas e estudadas pela população desde a fase da infância. Conhecendo mais sobre a importância que os negros tiveram e têm para o Brasil, haverá mudanças no imaginário popular que removerá as correntes ideológicas que prendem o negro no lugar de mau, inferior, feio e só assim haverá diminuição do preconceito (Reformule essa ideia)(Reestruture a proposta de intervenção, pois está superficial)

Comentários do corretor


Os argumentos apresentados no texto são pertinentes, no entanto precisam ser mais desenvolvidos, uma vez que são abordados de maneira superficial. Dessa forma, elabore um projeto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200