O tempo não cura tudo. - Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 19/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito". Essa célebre frase, (Sem vírgula) de Albert Einstein, físico alemão, permite fazer uma reflexão acerca da condição da população negra hodiernamente (Evite expressões clichês), uma vez que, decorrido mais de um século da abolição da escravidão, estes ainda são vítimas de intolerâncias e diversas formas de violências.

Em primeira análise, o racismo ainda é bastante presente e atuante na sociedade contemporânea (Reestruture essa ideia). Em caso ocorrido na Fundação Getúlio Vargas (FGV), um universitário recebeu a alcunha de "escravo", pois apresentava tom de pele escuro. Logo, a crença de uma democracia racial atuante, no Brasil, é uma inépcia, uma vez que as formas de tratamento são diferentes de acordo com os traços físico, como: (Sem dois pontos) a cor. (Abordagem superficial do tema)

Outrossim, segundo dados divulgados pelo site "vidas negras", os números de assassinatos de pessoas negras cresceu, entre 2005 à 2015, mais de 18%. Portanto, fica evidente a ineficiência dos órgão públicos responsáveis pela segurança (Desenvolva essa ideia no texto), tais como: a polícia civil e o Ministério da Segurança Pública; (Vírgula) pois, mesmo com dados alarmantes, às as medidas tomadas são insuficientes e inábeis, haja vista que não conseguem frear tal situação. (Discussão limitada. Desenvolva mais o argumento apresentado)

É possível, portanto, afirmar que medidas que garantam o pleno direito da população negra devem ser impostas de maneira vertiginosa. Dessa forma, o Estado, na figura do Legislativo, deve, por meio da criação de novas leis e enrijecimento das já existente, a fim de garantir que crimes contra tais sejam punidos (Reestruture o sentido desse período). Destarte, a mídia deve, recorrendo a novelas e seriados, sensibilizar a população, (Sem vírgula) para que entendam as consequências que o preconceito provocam no emocional de suas vítimas. (Proposta superficial)

Comentários do corretor


Desenvolva mais as discussões apresentadas no texto, pois estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200