A importância da igualdade racial - Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 19/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com as descobertas e colonizações da América, o negro ganhou características inferiorizantes para a população dominante (Vírgula) e mesmo após a Abolição da Escravatura (Vírgula) em 1888 (Vírgula) o negro ainda sofre com a discriminação racial no Brasil e no mundo. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução e apresente a tese)

Mesmo com a garantia de igualdade resguardada pela Constituição, o negro (Use sinônimos) ainda é inferiorizado em setores básicos, (Sem vírgula) como na educação e seletivas de trabalho (Desenvolva mais). Essa segregação racial motivou diversas revoltas no mundo todo,exemplos disso foi o Apartheid na África do Sul, os panteras negras nos Estados Unidos e os quilombos no Brasil colonial. (Abordagem superficial do tema)

Graças a medidas tomadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e por outras instituições governamentais e não-governamentais (Vírgula) a desigualdade racial diminuiu significadamente (Vírgula) mas mesmo assim a maioria da população negra ainda sofre com as desvantagens em relação às pessoas brancas (Quais? desenvolva mais essa ideia no texto).

Portanto, para tornar essa desigualdade menor é preciso que haja a integração dos jovens negros na educação e na área de trabalho (Vírgula) como também palestras para a conscientização da população sobre a importância da igualdade racial e as causas que essa desigualdade trás traz para todos. Dessa maneira (Vírgula) o mundo conseguirá avançar ao invés de retroceder a um estágio primário. (Proposta superficial. Desenvolva mais)

Comentários do corretor


Desenvolvimento limitado das ideias apresentadas no texto. Apresente mais fatos e os desenvolva mais. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200