Com as descobertas e colonizações da América, o negro ganhou características inferiorizantes para a população dominante (Vírgula) e mesmo após a Abolição da Escravatura (Vírgula) em 1888 (Vírgula) o negro ainda sofre com a discriminação racial no Brasil e no mundo. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução e apresente a tese)
Mesmo com a garantia de igualdade resguardada pela Constituição, o negro (Use sinônimos) ainda é inferiorizado em setores básicos, (Sem vírgula) como na educação e seletivas de trabalho (Desenvolva mais). Essa segregação racial motivou diversas revoltas no mundo todo,exemplos disso foi o Apartheid na África do Sul, os panteras negras nos Estados Unidos e os quilombos no Brasil colonial. (Abordagem superficial do tema)
Graças a medidas tomadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e por outras instituições governamentais e não-governamentais (Vírgula) a desigualdade racial diminuiu significadamente (Vírgula) mas mesmo assim a maioria da população negra ainda sofre com as desvantagens em relação às pessoas brancas (Quais? desenvolva mais essa ideia no texto).
Portanto, para tornar essa desigualdade menor é preciso que haja a integração dos jovens negros na educação e na área de trabalho (Vírgula) como também palestras para a conscientização da população sobre a importância da igualdade racial e as causas que essa desigualdade trás traz para todos. Dessa maneira (Vírgula) o mundo conseguirá avançar ao invés de retroceder a um estágio primário. (Proposta superficial. Desenvolva mais)
Comentários do corretor
Desenvolvimento limitado das ideias apresentadas no texto. Apresente mais fatos e os desenvolva mais. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |