Em 1888 (Vírgula) foi assinada pela princesa Isabel a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no Brasil. Apesar de demonstrar um grande avanço para os direitos dos negros, esse documento trouxe muitos desafios para os afro-descendentes, pois sofreram com a falta de empregos, a miséria e o preconceito da população branca. Hoje em dia ainda é possível observar as dificuldades e diferenças de oportunidades para os negros.
No Brasil, 55% da população é formada por afro-descendentes, no entanto, (Sem vírgula) as desigualdades no mercado de trabalho e no ingresso às universidades são gritantes. Segundo estudo do instituto de pesquisa Locomotiva, um branco, com curso superior (Vírgula) ganha em média 31% a mais que um negro com curso superior na mesma função. A situação é ainda pior com mulheres negras, que chegam a ganhar metade do salário de um homem branco. (Delimite e desenvolva mais)
Esses desafios ainda são comuns atualmente por conta do preconceito e do racismo que está presente na memória cultural do povo brasileiro. Essa herança vem da época da escravidão, que já foi há muito tempo abolida, mas que na prática ainda é mantida através de relações de trabalho injustas e de uma hierarquia social impiedosa. (Desenvolvimento limitado)
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. As Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) já estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, mas além de ensinar a história, (Sem vírgula) é necessário que os professores (Vírgula) juntamente com a equipe gestora das escolas (Vírgula) conscientizem os alunos sobre a importância da tolerância e da igualdade social (Reestruture essa ideia). Ademais, o Ministério da Cultura deve investir em criações artísticas que remetem à cultura afro-brasileira para desconstruir a imagem estereotipada dos negros. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto são pertinentes ao tema, no entanto abordadas de maneira superficial. Desse modo, apresente dados e os desenvolva. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |