No Brasil, o negro ainda não foi aceito como parte da sociedade. Vivem uma constante descriminalização, (Sem vírgula) mesmo tendo uma lei (Qual?) em sua defesa as pessoas negras ainda carregam consigo, (Sem vírgula) o ar de reprovação da sociedade. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Isso acontece devido a exaltação da sociedade em seus padrões (Quais padrões? Desenvolva essa ideia no texto), onde a qual nos (Evite ideia de primeira pessoa no texto) trás traz a visibilidade da mulher negra ser a empregada da mulher branca, o jovem negro roubar ou vender drogas, enquanto o jovem branco estuda. (Desenvolvimento limitado)
A sociedade tem nos mostrado que é errado ser negro (Como assim? Desenvolva). E isso deve ser revertido, (Sem vírgula) dando visibilidade as características negras. Apontando referências boas negras dentro da sociedade. Diminuindo a taxa de homicídio por racismo (Como assim?). (Não compreende a estrutura do texto)
O método mais fácil de superar esses desafios é desconstruir os padrões da sociedade, exaltar a beleza negra também, ensinar as crianças que cor de pele não define carácter, reeducar toda uma sociedade, (Sem vírgula) e dar liberdade para as pessoas serem elas mesmas. (Apresente e desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, elabore tópicos frasais para auxiliar na progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 270 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |