Hoje, sabe-se que os negros vêm enfrentando desafios para garantir os seus direitos na sociedade. Com isso, já conseguiram ter grandes avanços como exercer cargos importantes, obter salários mais justos e principalmente ingressar uma faculdade. Com essas conquistas citadas, vemos (Evite primeira pessoa) que todos nós somos iguais, independentemente de sua raça, portanto, não devemos tratá-los com indiferença. (Quais são os desafios encontrados pelo negro atualmente? Apresente a tese)
No Brasil, as desigualdades raciais ainda são muito comuns, devido ao fato de encontrarmos pessoas que praticam atos racistas. Mas, (Sem vírgula) isso não impediu com que os negros ganhassem novos caminhos para serem bons profissionais. Um desses exemplos é o jurista e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, atualmente advogado, ainda é um dos poucos juízes negros que exercem essa e outras áreas importantes dentro do nosso país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístiva (IBGE), entre 2003 e 2015, houve não somente o aumento salarial, como também o número de pessoas negras assumindo grandes empresas ou indústrias, só que os percentuais são muito baixos, chegando a 30%. (Discussão superficial. Apresente os problemas enfrentados pelos negros atualmente)
Entretanto, sabemos (Evite primeira pessoa) que a lei universal decreta direitos iguais, só que nem todos têm essa percepção, gerando rejeições aos negros. Deve-se aplicar medidas para se conscientizar sobre os preconceitos e as consequências que podem causar, tanto daquele que comete quanto aquele que sofre. Para isso, pode ser criado palestras, facilitando e abrindo mais oportunidades de estudo e (Vírgula) por fim, ser visto como um cidadão que cumpre com seus direitos e que está dentro de seus parâmetros sociais. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
Apresente e desenvolva mais as discussões no texto, uma vez que estão superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |