No que se refere aos desafios encontrados pelos negros atualmente, podemos (Evite primeira pessoa) perceber que mesmo depois de mais de um século da abolição da escravatura no Brasil, os negros ainda sofrem esse preconceito (Qual? Especifique no texto) sem fundamentos cometidos pela sociedade, tendo em vista que não apenas sofrem com essa discriminação na infância, mas também na vida adulta no ambiente de trabalho. (Reestruture o parágrafo de introdução e apresente a tese)
Na infância, apesar da inocência dos pequenos (Evite esse tipo de construção), eles são um reflexo do que vivenciam em casa, sendo assim, apenas transmitem o que aprenderam, e ofendem os colegas de pele negra sem saber o quão grave poderão ser as consequências na vida dessa criança ofendida. (Desenvolvimento superficial. Reestruture)
Convém lembrar ainda que na vida adulta algumas pessoas afrodescendentes conseguem ótimos cargos de chefia, entretanto a maioria ainda sofrem discriminação por conta da cor da pele, tendo ainda dificuldades em encontrar um bom emprego. (Desenvolvimento superficial)
Desse modo, o único método de combater esse mal que ainda assola nossa sociedade é com a educação; segundo Nelson Mandela, ex presidente da África do Sul, (Dois pontos) "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", (Ponto final) Devem investir (Quem? Apresentado de forma geral), portanto, em mais palestras sobre o assunto, (Sem vírgula) e realizar uma reforma em nossas leis com penas mais severas para quem cometer atos preconceituosos. (Desenvolvimento superficial da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, apresente fatos de várias áreas do conhecimento para "ilustrar" o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |