Ele (Quem?) já foi fundamental para movimentar economias de grandes impérios e colônias , (Sem vírgula) na condição de escravo, e já foi tema de poesias de muitos autores (Vírgula) sendo Castro Alves o mais famoso. Os negros ainda enfrentam muitas dificuldades para se estabelecer no meio social. (Reestruture o parágrafo de introdução)
A parcela negra da população tem dificuldades (Quais? Discuta no texto) em para conseguir um bom emprego. Às vezes são trabalhos degradantes e muitos recorrem à vida do crime, a fim de conseguir uma vida melhor mesmo arriscando a própria vida. Outra dificuldade se encontra na universidade, alunos negros são minoria, por questões financeiras e escolaridade não conseguem ir adiante na graduação. Poucas são as universidades que possuem programas para manter os alunos que mais necessitam e prepará-los para encarar o curso. (Delimite as discussões e as desenvolva no texto)
Enfrentam também problemas com relação a moradia, muitos recorrem a favelas e em lugares que oferecem riscos. Eles ficam sujeitos aos problemas decorrentes da precariedade da habitação (Vírgula) bem como desastres naturais. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture esse parágrafo de desenvolvimento)
Portanto (Vírgula) a criação de programas sociais de inclusão e qualificação a fim de tirá-los da criminalidade e inseri-los no mercado de trabalho, a prioridade deles nos programas habitacionais, investimentos na educação e universidades para melhor prepará-lo e acolhê-lo (Vírgula) além da aplicação das leis Quais? (Vírgula) são medidas importantes para garantir a igualdade. (Proposta superficial. Reestruture)
Comentários do corretor
Embora as discussões sejam pertinentes ao tema, estão limitadas. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |