- Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 08/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ele (Quem?) já foi fundamental para movimentar economias de grandes impérios e colônias , (Sem vírgula) na condição de escravo, e já foi tema de poesias de muitos autores (Vírgula) sendo Castro Alves o mais famoso. Os negros ainda enfrentam muitas dificuldades para se estabelecer no meio social. (Reestruture o parágrafo de introdução)

A parcela negra da população tem dificuldades (Quais? Discuta no texto) em para conseguir um bom emprego. Às vezes são trabalhos degradantes e muitos recorrem à vida do crime, a fim de conseguir uma vida melhor mesmo arriscando a própria vida. Outra dificuldade se encontra na universidade, alunos negros são minoria, por questões financeiras e escolaridade não conseguem ir adiante na graduação. Poucas são as universidades que possuem programas para manter os alunos que mais necessitam e prepará-los para encarar o curso. (Delimite as discussões e as desenvolva no texto)

Enfrentam também problemas com relação a moradia, muitos recorrem a favelas e em lugares que oferecem riscos. Eles ficam sujeitos aos problemas decorrentes da precariedade da habitação (Vírgula) bem como desastres naturais. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture esse parágrafo de desenvolvimento)

Portanto (Vírgula) a criação de programas sociais de inclusão e qualificação a fim de tirá-los da criminalidade e inseri-los no mercado de trabalho, a prioridade deles nos programas habitacionais, investimentos na educação e universidades para melhor prepará-lo e acolhê-lo (Vírgula) além da aplicação das leis Quais? (Vírgula) são medidas importantes para garantir a igualdade. (Proposta superficial. Reestruture)

Comentários do corretor


Embora as discussões sejam pertinentes ao tema, estão limitadas. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200