Assiste-se (Vírgula) nas últimas décadas, a um cenário preocupante: negros sendo reprimidos, violentados e excluídos da sociedade brasileira. Nesse contexto, cabe ressaltar que o racismo está presente, e que a desigualdade social ainda é um fator que desfavorece a maioria. (Discussão limitada. Desenvolva mais as ideias apresentadas no parágrafo de introdução)
Em primeiro lugar, observa-se que é proporcionado aos negros um ensino defasado, onde em que as oportunidades na área da educação para esses cidadãos são escassos, o que dificulta também que (Use outros pronomes relativos) negros alcancem uma formação superior, por esse fator aborda-se a importância das cotas raciais, que facilita o acesso destes afrodescendentes as universidades. (Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo)
Em segundo lugar, nota-se que uma das causas de alta complexidade é a indiferença que a raça negra é tratada no meio escolar, onde percebe-se um desrespeito imenso por parte comunidade ali presente. Visto isso, (Sem vírgula) vê-se que as dificuldades enfrentadas (Como assim? Desenvolva mais essa ideia no texto) pelos negros são grandes quando comparadas aos brancos (Desenvolva mais essa ideia).
Por fim, pode-se ressaltar que mesmo após o período da escravidão, ainda há homicídios praticados contra a população negra, onde na qual a situação socioeconômica também é um elemento de grande influência para a prática desses assassinatos. (Desenvolvimento limitado)
Em decorrência disso, conclui-se que (Redundância, uma vez que é um parágrafo de introdução. Use conjunções conclusivas) cabe ao governo proporcionar um ensino igualitário para os negros, juntamente com o ministério público que deve desenvolver recursos para o combate à violência, como palestras à comunidade e uma divulgação midiática eficaz. É preciso que o ministério da justiça forneça leis mais severas à quem violar os direitos dos negros, proporcionando-os assim uma segurança pública melhor. (Abordagem superficial)
Comentários do corretor
O desenvolvimento das ideias apresentadas está superficial. Delimite e apresente fatos que ilustrem o seu ponto de vista acerca do tema proposto. Ademais, elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido, além de rever coesão e coerência. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |