Problemas Raciais No Século XXI - Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 02/05/2018

Status:

Corrigida
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Não é de hoje que negros têm enfrentado problemas devido à sua cor (Reestruture essa ideia). Tais preconceitos advêm do apogeu da escravidão no mundo, na qual a cor da pele definia as relações de hierarquia e poder. Mesmo com a abolição da escravatura, um pouco dessa política racial persistiu em todo o continente americano, sendo muito mais grave e frequente na América do Norte, o que pode ser observado em filmes como “As Branquelas”, que no áudio original possui dezenas de piadas racistas, as quais não foram traduzidas por justamente não serem engraçadas para os amantes de comédia do Brasil, o que já coloca o país na frente de uma potência como os EUA no processo de igualdade entre raças. (Abordagem superficial no parágrafo de introdução. Apresente as discussões e a tese)

O Brasil, dentre todos os países colonizados por Europeus, se destacou recentemente por adotar políticas que tendem a não só a reduzir o racismo, como também inserir os negros no mercado de trabalho, universidades e serviço público, facilitando-lhes a vida (Reestruture essa ideia). As respectivas leis de cotas, ratificadas pelo Supremo Tribunal Federal recentemente como constitucionais, têm ajudado negros, que histórica e logicamente tiveram menos oportunidades que brancos, (Vírgula) devido à condições financeiras (Vírgula) principalmente, a alcançarem cursos de graduação em renomadas universidades federais e empregos em órgãos públicos. São políticas importantíssimas para um país que tem a maioria da população, inclusive prisional, negra, mas que, por outro lado, tem brancos como maioria no âmbito de universidades e empregos públicos, pois evitam a marginalização dessa raça, ajudando a diminuir parte da população carcerária, que encontra-se descontrolada. (Reestruture. Delimite as discussões e desenvolva mais)

Outra medida antiga, porém essencial no combate ao racismo, adotada no Brasil, (Sem vírgula) foi a elevação desta conduta (Essa ideia não está sendo retomada com clareza) ao patamar de crime inafiançável e imprescritível pela Constituição Federal de 1988, o que traz segurança jurídica para o combate desta prática, reduzindo drasticamente brechas nas normas, instrumentos que advogados usam para defender seus clientes. Este tipo de ação mostra que após o Regime Militar, (Sem vírgula) houve e ainda há uma série de Legisladores comprometidos com o país, que veem e se preocupam com seus problemas, não apenas velhos burocratas que estão lá para servir a interesses próprios. (Reformule as ideias apresentadas nesse parágrafo)

Há ainda de se mencionar o desgaste que a comunidade negra sofre. Recentemente, (Sem víirgula) houve o assassinato de Marielle Franco, parlamentar do Rio de Janeiro, a única vereadora negra carioca. Sua morte foi uma tragédia em dobro, porque uma voz que já sentiu na pele o racismo foi calada, tirando a pouca representatividade que a etnia possuía na Câmara e, consequentemente, prejudicando o andamento de futuras ações que tinham por objetivo reduzir a desigualdade. (Reestuture as discussões apresentadas)

Nota-se que o Brasil, embora esteja no caminho certo para combater a desigualdade entre raças, poderia estar mais avançado. As políticas de cotas têm mostrado um resultado nas universidades federais, mas que ainda é tímido e insuficiente, já que a maioria da população é negra. O que deve ser feito é uma revisão do sistema de cotas, deixando o proporcional à população negra do respectivo estado, bem como estendido às universidades estaduais também, (Sem vírgula) que, à exceção da Universidade de São Paulo, USP, que (Use outros pronomes relativos) adotou recentemente um sistema cotista, não possuem nenhum. (Proposta superficial. Desenvolva mais a proposta de intervenção) 
 

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para. Além disso, atente-se ao fato da progressão de sentido, uma vez que há problemas no desenvolvimento de ideias. Desse modo, desenvolva o texto a partir de um projeto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200