Desda antiguidade o uso de armas pelos seres humanos era algo comum, que tinha como objetivo a proteção e a caça por alimentos. Com o passar do tempo e o desenvolvimento da sociedade, esse estilo de vida foi se tornando ultrapassado, deixando de ser necessário a posse de cada cidadão.
Existe na sociedade atual, (Sem vírgula) órgãos públicos que têm como objetivo a proteção dos habitantes. Polícia militar, federal, corpo de bombeiros, são alguns exemplos de estruturas publicas que estão a disposição da população para caso de emergências e proteção. (Reestruture e desenvolva as ideias desse parágrafo)
A violência no país tem atingidos níveis altíssimos nos dias atuais, sobre tudo sobretudo através de armas de fogo, gerado pelo estresse dos grandes centros urbanos e estilo de vida das pessoas (Como assim? Reestruture). A posse de arma de fogo utilizada sem consciência de forma impulsiva pode aumentar ainda mais os níveis de homicídios, (Sem vírgula) devido a precipitação da tomada de decisões dos portadores do objeto. A violência nunca é a melhor solução para os problemas, agir impulsionalmente é deixar a razão de lado, isso é regredir aos primeiros seres humanos, segundo Benedetto Croce: " A violência não é força, mas fraqueza, nem nunca poderá ser criadora de coisa alguma, apenas destruidora", (Ponto final)
Contudo, é necessário aumentar a proteção nas cidades. O ministério da justiça pode elevar a formação e contratação de quartéis e policiais nas cidades. A conscientização em escolas sobre a posse de arma também é de suma importância para a população, o ministério da educação, através de palestras (Vírgula) pode introduzir os discentes sobre o assunto. (Reestruture e desenvolva mais o parágrafo de introdução)
Comentários do corretor
Reestruture e desenvolva mais as ideias apresentadas no texto, pois estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |