População de alma e não arma - Banco de redações


O livre porte de armas no Brasil: avanço ou retrocesso?

Enviada em: 11/03/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil tem passado por diversas transformações ao longo dos anos, as maiores são as industriais, pois o país ainda está muito aquém de países com EUA e Inglaterra, que são berços da segunda e da primeira revoluções industriais respectivamente. Na fase brasileira atual, onde o consumismo impera diante de mídias diversas e têm crianças cada vez mais jovens influenciadas e cada vez antes entram no mercado consumidor. Nossa população ainda tem baixo poder aquisitivo e educação precária devido as escolas defasadas e sem manutenção, com professores com baixos salários e desmotivados. Esta combinação de fatores aumenta a criminalidade nos grandes centros e periferias onde há altos índices de uso de armas de fogo, porém sabe-se que a maior parte destes objetos se concentram ilegais e nas mãos de bandidos. Sabendo disso, segundo a pesquisa da Datafolha, nos últimos anos a população se manteve em sua maioria contra a liberação de armas. (Delimite o que será discutido ao longo do texto. Além disso, apresente a tese)

Segundo o Pacto de San José da Costa Rica, onde o Brasil é signatário, um país nunca pode retroceder após ter em suas leis, (Sem vírgula) regras e constituição (Vírgula) nenhum argumento que contenha violência ou reclusão, o que também explica porque nunca voltaremos (Evite primeira pessoa) a ter pena de morte, prisão perpétua ou prisão por dívidas no Brasil. A bancada "da bala", formada por deputados que querem flexibilizar o acesso à armamentos, tem por argumentos que violência se combate com violência, uma espécie de lei de talião moderna, em que a original dizia: "olho por olho e dente por dente". Porém convém salientar que a segurança pública está elencada no artigo 45 da Constituição Federal, lei que se firma na ponta da base da pirâmide das normas jurídicas, de onde todas as outras devem acordar, então de forma alguma deve ser repassado esta função ao cidadão. (Reestruture e delimite a discussão)

Sabe-se que o mundo está passando por uma fase belicosa, guerras civis na Síria, à poucos anos houve a primavera Árabe, onde em que três ditaduras caíram diante do povo e ainda países como Coréia do Norte e Israel armando-se cada vez em suas respectivas regiões. Esses fatos fazem crer que não falta mercado de armamento no mundo e que estudos como o feito pela Rand Corporation, empresa americana que faz estudos sobre defesa e interesses da indústria da arma (Vírgula) ainda mostra que indivíduos que saem armados nas ruas têm uma probabilidade enorme chegando a 70% de morrer em caso de alguma desavença, pois não tem treino adequado e tempo hábil para sacar a arma antes do oponente. (Reestruture e delimite a discussão)

Fácil liberação da compra de armas é um retrocesso e deve ser combatida com uma união de medidas de curto, médio e longo prazo. À curto prazo mostrando a população (Como?) que não há necessidade de adquirir revólveres e afins pois haverá aquisição de armas às para Polícias Militares e Civis, aumentando a segurança pública, a médio prazo devemos (Evite primeira pessoa) escolher melhor nossos representantes, (Sem vírgula) para que não atuem em benefício próprio (Vírgula) e sim da população. Além disso e mais propagandas elucidativas sobre o assunto a população (Como assim?) e (Vírgula) por fim, a longo prazo oferecendo uma educação de qualidade onde em que desde muito cedo se ensine todas as consequências de portar e usar uma arma de fogo (Reestruture)

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, observe o limite de 30 linhas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200