A maior arma é o conhecimento - Banco de redações


O livre porte de armas no Brasil: avanço ou retrocesso?

Enviada em: 08/03/2018

Status:

Corrigida
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É desejável ser amado e temido, mas entre escolher um ou outro, a melhor escolha é ser temido (Use aspas para citações). Estas palavras de Maquiavel, filósofo do século XVIII evidenciam um processo que governos atuais, como do Texas, Estado Unidos, chamam atualmente de auto proteção do cidadão ou seja uma transferência parcial do poder de agir e punir do Estado aos seus cidadãos, entretanto culturalmente o crescimento do Brasil foi muito diferente, pois como evidencia o historiador Boris Fausto as terras brasileiras foram tradicionalmente colonização, exploradas e somente em 1888 escravos libertos, ao contrário de Países como os Estados Unidos, que foi quase que total, (Sem vírgula) uma colônia de povoamento. As marcas deixadas em nosso povo ainda se evidenciam na forma de violência, pois ainda não se chegou a uma maturidade suficiente para que armas sejam liberadas a todos as pessoas. Se tomarmos (Evite ideia de primeira pessoa) como exemplos Rio de Janeiro e Maranhão (Vírgula) em que onde as mídias mídias enfatizam todos os dias a literal guerra diária entre bandidos e Polícias Militares (Vírgula) se percebe que nestes lugares existem facções que atuam organizadas, como por exemplo a Família do Norte na região norte do Brasil e Primeiro Comando da Capital no Rio de Janeiro, o que mostra que armas liberadas a cidadãos comuns em nada adiantaria contra tamanho poder paralelo. (Delimite as ideias apresentadas que serão desenvolvidas ao longo do texto. Reestruture)

A lei de Talião, onde a qual "olho por olho e dente por dente" passará a vigorar onde houver menor poder de fogo e nada resolverá contra grandes traficantes e crime organizado, havendo um retrocesso na tentativa de se chegar a paz e ao equilíbrio desejado. (Reestruture)

Não podemos (Evite primeira pessoa) esquecer que países como Rússia, Alemanha e Estados Unidos têm em seus territórios dezenas de fábricas de armas que geram bilhões de lucratividade todos os anos, onde deve-se avaliar em que grau as influências à liberação do porte de armas seria vantajoso a nós ou a Eles. (Reestruture)

Os órgãos públicos não devem transferir uma de suas maiores responsabilidades, que é a segurança pública (Vírgula) aos seus integrantes, deve agir, (Sem vírgula) armando melhor suas polícias a polícia, aumentando suas frotas e seu material humano, lhes treinando mais e melhor, os pais devem educar seus filhos, ensinar-lhes o que são armas, seus perigos e como agirem diante uma situação de real perigo e as escolas  confeccionarem cartilhas, dar orientações a seus docentes, que repassarão aos alunos além de tudo a idéia de Ghandi, que a maior arma é o conhecimento. (Reestruture e desenvolva mais a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, elabore um projeto para delimitar as discussões e evitar o excesso de informação. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200