Atualmente a venda de armas no Brasil é controlada e restrita. No entanto, podemos (Evite primeira pessoa) encontrar cidadãos comuns que de alguma maneira burlaram a lei e se encontram em posse de armas de fogo. (Reestruture o parágrafo de introdução. Apresente a tese)
E enquanto alguns defendem a legalização da posse de arma de fogo usando o argumento de legítima defesa, encontramos (Evite primeira pessoa) pessoas as usando para o tráfico, violência e furtos. (Reestruture e desenvolva mais)
Sobre a legalização existem muitas vantagens e desvantagens, porém é necessário averiguar a realidade do nosso país, sabemos que a cada dia que passa se torna mais comum essa violência deliberada, as brigas no trânsito e assaltos, se já acontece tanta violência tento certa restrição, imagina como será se elas forem liberadas (Evite esse tipo de construção), isso não apenas alavancaria mais violência (Reestruture). Não precisamos de mais armas e sim de mais policiais nas ruas, para que assim a população possa se sentir segura sem precisar de uma arma. (Reveja esse parágrafo. Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |