No livro "Divergente", uma determinada facção é detentora de todas as armas, porém quando planos subjacentes se formam, eles criam uma guerra, não deixando chances para os desarmados. Fora da ficção, a posse de armas também é um sério problema, afinal, são tão maléficas quanto benéficas. (Reestruture o parágrafo de introdução)
(Tente outra estratégia argumentativa. Reestruture essa ideia) É impossível falar sobre o porte legal de armas e não recordar dos grandes massacres e atentados de atiradores na história (em escolas ou em locais muito frequentados), inclusive o massacre do Realengo, aqui no Brasil. Tragédias assim, possivelmente, são responsáveis por uma desaprovação de 56% para o porte de armas em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país, segundo pesquisa Datafolha. (Reestruture as ideias)
A grande problemática é que, (Sem vírgula) com um o porte legalizado, qualquer cidadão potencialmente poderia ter acesso à uma arma, dando espaço para violência generalizada e crimes passionais. Além de que, (Sem vírgula) possuir uma arma não garante segurança, pois pesquisas apontam que um cidadão armado tem de 60% a 70% de chances a mais de morrer em um conflito do que um não armado. Nas cidades com mais de meio milhão de habitantes (Cite alguns exemplos), a rejeição ao livre porte de armas chega a 68%, sendo maior entre as mulheres, afirma pesquisa.
Portanto medidas são necessárias para resolver o impasse: o Governo Federal juntamente com os meios de comunicação popular, como "A Voz Do Brasil", deveriam investir em campanhas explicativas das reais intenções da legalização, com seus prós e contras, e regras para acesso a armas, garantindo uma igualdade de direitos e o controle dos índices de criminalidade. Outro procedimento seria uma votação geral com a opinião pública sobre a questão. (Proposta superficial. Delimite e desenvolva)
Comentários do corretor
Apresente as discussões no parágrafo de introdução e as desenvolva ao longo do texto (isso para garantir a progressão de sentido). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |