De acordo com a atual Constituição Federal do Brasil, intitulada de "Constituição Cidadã" (Vírgula) todos indivíduos residentes no país são iguais perante a lei. Entretanto, no que tange à igualdade de gênero (Vírgula) o país ainda enfrenta barreiras a serem superadas, tornando-se assim, (Sem vírgula) um desafio para a sociedade brasileira. Nesse contexto, deve-se analisar como a herança histórico-cultural e ineficiências governamentais contribuem para a problemática.
Em seu conceito de ação social tradicional, Max Weber afirmava que comportamentos e pensamentos construídos historicamente, determinam a orientação comportamental de muitos indivíduos. Sob a égide histórica, nota-se que a sociedade brasileira impôs às mulheres uma posição de inferioridade. Com ênfase, a inferiorização e submissão da mulher ao homem, como por exemplo na seara doméstica, bem como frente ao mercado de trabalho, com mulheres exercendo mesmo cargos que homens (Vírgula) no entanto, com salários inferiores, indicam ser caráter de rastilho histórico. Com efeito, de forma determinista, tal desigualdade recebe influência de provectos fatores históricos.
Além disso, atrelado a legados históricos, ineficiências governamentais também são responsáveis pela desigualdade de gênero. Isso decorre, (Sem vírgula) da ineficiente legislação vigente no país que não é capaz de mudar sozinha esta realidade. Em virtude disso, é evidenciado que mesmo previsto no artigo 5° da Constituição Federal que "homens e mulheres são iguais de direitos e obrigações", no Brasil (Vírgula) segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a figura feminina representa 51,6% da população brasileira, porém, segundo levantamento do Jornal o Globo, mulheres são minorias no trabalho e recebem salários inferiores aos homens. Em decorrência disso, a equidade de gênero torna-se cada vez mais intangível.
Impende, pois, que a igualdade entre homens e mulheres deve ser alcançada no Brasil (Reestruture a ideia desse período). É mister, portanto, que o Ministério da Educação (Mec) (Vírgula) em parceria com as escolas, insiram no ensino filosófico e sociólogo da educação secundária pautas aprofundadas sobre a desigualdade entre gênero, para que em médio prazo o Brasil venha a ter mais empresários e cidadãos com uma visão menos arcaica, (Sem vírgula) no que tange a equidade entre sexos. Ademais, cabe ao Poder Legislativos Federal intensificar, concretizar e materializar a legislação constitucional atual, de modo que venham junto à mudanças educacionais superar a desigualdade entre homens e mulheres. Feito isso, o Brasil alcançará a igualdade de gênero. (Proposta superficial. Desenvolva)
Comentários do corretor
Ótimo texto, embora algumas das ideias precisem de mais desenvolvimento. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |