Gênero não condiz com capacidade. - Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 25/02/2018

Status:

Corrigida
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A sociedade nem sempre teve um modelo patriarcal como o qual vivencia-se hoje, haja vista que no Período Neolítico o papel da mulher era superior ao do homem, devido a necessidade de descendentes para trabalhar na agricultura. Contudo, essa valorização foi perdendo-se se perdendo até chega-se chegar à atual dificuldade de equidade de gênero que ocorre no Brasil, principalmente no campo profissional. Logo, é necessário medidas para minimizar essa problemática.

É indubitável que o patriarcalismo impregnou-se nas raízes da sociedade, ao longo das evoluções históricas, e vem sendo transmitido de geração à geração de maneira banal. Isso pode ser observado nas próprias brincadeiras infantis, nas quais o homem é incentivado a ser desbravador, aventureiro e valente, enquanto as meninas brincam de boneca e são aconselhadas a como portar-se. Desse modo, as crianças criam na mente que a submissão da mulher e a superioridade do homem é uma coisa normal. Por conseguinte, é preciso mitigar essa divergência de gênero com o auxílio das próprias famílias, devido suas consequências.

Segundo pesquisas, apesar das mulheres somarem 51,5% da população, seu índice de desemprego é bem maior do que o do homem. Além disso, elas ganham e ocupam menos cargos de prestígio social, como chefias, cargos públicos no Jurídico e Legislativo. Assim, ainda que elas tenham conquistado muito espaço no mercado de trabalho, ainda são vistas como inferiores, fato que deve ser minimizado. (Desenvolva mais esse parágrafo)

Destarte, infere-se que é dever dos pais incentivarem a equidade de gênero, com a participação da mulher nas decisões familiares e o incentivo a brincadeiras saudáveis que estimulem a igualdade, a fim de diminuir a disparidade entre homens e mulheres na sociedade. Também se faz preciso mais rigorosidade do Poder Jurídico em casos de inferioridade salariais às mulheres. Sob tal ótica, o Brasil tornar-se-á igualitário, com mais valorização a mulher, como ocorria no Período Neolítico, visto que capacidade não condiz com gênero.

Comentários do corretor


Os argumentos apresentados são pertinentes ao tema, mas o terceiro parágrafo precisa ser mais desenvolvido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200