- Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 21/02/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No percurso histórico da humanidade, o machismo sempre esteve enraizado na sociedade. A canção de Chico Buarque "Mulheres de Atenas" evidencia essa situação, (Sem vírgula) expondo a submissão feminina na cidade Grega e seu papel inferior nas guerras. Concomitantemente no Brasil, esse panorama ainda é evidente, principalmente em uma sociedade patriarcal e conservadora. Contudo, a luta por igualdade de gênero cresce cada vez mais e hoje tanto lugar da mulher na sociedade quanto a luta pelos seus direitos são amplamente discutíveis. (Ótimo parágrafo de introdução)

Hodiernamente, há uma nítida rotulação de homens e mulheres. Desde criança quando o menino ganha um carrinho e um super-herói e a garota recebe de presente uma boneca para cuidar e um kit de cozinha até nas escolhas profissionais, os estereótipos de “feminino” e “masculino” são construídos. Durante toda a vida é notável esse abismo entre os gêneros, gerando reflexos futuros como a ideia de submissão e fragilidade da mulher. Assim, por exemplo, passa a ser natural o homem descansar enquanto sua mulher cuida dos filhos e da casa, sendo difícil atingir uma igualdade entre as tarefas realizadas.

(Ótima retomada) Somada a essa construção ideológica, no Brasil, inúmeros coletivos feministas surgiram baseados em ideais europeus anarquistas e socialistas (Fale sobre esses ideais no texto). No entanto, sua pouca expressividade e força no cenário nacional dificultam a conquista dos direitos das mulheres. Isso decorre da dificuldade, falta de incentivo e apoio para espalhar seus ideais, principalmente em uma nação patriarcal. Essa deficiência levou o país a aumentar sua posição no ranking medido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), que avalia a desigualdade entre homens e mulheres no mundo todo.

Portanto, é indubitável que a mulher ainda não conquistou direitos iguais aos homens, mas a luta ainda é um desafio e poderia ser ainda mais intensa. Para tentar reverter o quadro de atual da desigualdade de gênero, investimentos governamentais e empresariais a grupos que lutam por causas feministas são importantes. Com isso, seus ideais poderão ser disseminados por toda a nação, contribuindo para a desconstrução das visões machistas ainda presentes. Assim, ideologias do passado retratadas na música de Chico Buarque, “Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas... Sofrem pros seus maridos”, “Despem-se pros maridos” e “Temem por seus maridos” não imperem no mundo contemporâneo.
 

Comentários do corretor


Ótimo texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     1000


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200