Na Idade da Pedra (Vírgula) o homem era o provedor do alimento e defesa, a mulher era da casa e filhos; na Grécia antiga (Vírgula) o pai da família ia a eventos públicos, votava e participava ativamente como cidadão. Já para a mãe restava novamente o cuidado doméstico; no Brasil Colônia (Vírgula) o sinhozinho vendia e comprava (Vírgula) enquanto a sinhá, igual a mulher das cavernas e as gregas, ficava em sua escravidão doméstica. O passar dos anos não nega a evidência de que a mulher, historicamente, teve um papel limitado na sociedade e ainda na atual geração existem desigualdades que necessitam ser consertadas. (Bom parágrafo de introdução)
Para se ter uma ideia (Evite esse tipo de construção) da problemática de gênero basta analisar o nosso (Evite primeira pessoa) próprio país. Segundo informações do jornal O Globo, o Brasil se encontra na nonagésima posição do ranking da desigualdade (sendo que são analisados 144 países), posição esta que era a sexagésima sétima em 2006, ou seja, 23 passos dados para trás durante 12 anos. Comparando com os outros países do nosso continente citados na reportagem, a Argentina aparece na posição 34, uma goleada de direitos femininos em relação às terras brasileiras.
A fim de tentar uma medida de correção a tantas heterogeneidades de gênero, seria de vital importância a criação de uma matéria (Qual?) extracurricular na grade programada para o ensino médio. A meta é fazer com que todos os estudantes que estão ingressando em universidades, empregos e na vida adulta tenham pelo menos a mínima noção de cidadania e equidade de gêneros. O projeto seria uma parceria entre a esfera federal MEC (Ministério da Educação) e a iniciativa privada, que também tem a obrigação de manter e garantir a igualdade no meio empresarial. (Reestruture esse parágrafo)
É apenas desta maneira, ou seja, semeando conceitos na jovem geração que colheremos equidade de gênero no no futuro. Não será fácil o caminho para tornar o Brasil mais justo, mas como toda caminhada é precedida de um pequeno passo, então é necessário já irmos preparando nosso país desde cedo. Dessa forma estaremos nos distanciando evolutivamente em relação a Idade da Pedra, Grécia Antiga e Brasil Colônia.
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Desenvolva as discussões apresentadas, pois algumas estão vagas. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |