Uma distância necessária - Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 14/02/2018

Status:

Corrigida
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Na Idade da Pedra  (Vírgula) o homem era o provedor do alimento e defesa, a mulher era da casa e filhos; na Grécia antiga (Vírgula) o pai da família ia a eventos públicos, votava e participava ativamente como cidadão. Já para mãe restava novamente o cuidado doméstico; no Brasil Colônia (Vírgula) o sinhozinho vendia e comprava (Vírgula) enquanto a sinhá, igual a mulher das cavernas e as gregas, ficava em sua escravidão doméstica. O passar dos anos não nega a evidência de que a mulher, historicamente, teve um papel limitado na sociedade e ainda na atual geração existem desigualdades que necessitam ser consertadas. (Bom parágrafo de introdução)

Para se ter uma ideia (Evite esse tipo de construção) da problemática de gênero basta analisar o nosso (Evite primeira pessoa) próprio país. Segundo informações do jornal O Globo, o Brasil se encontra na nonagésima posição do ranking da desigualdade (sendo que são analisados 144 países), posição esta que era a sexagésima sétima em 2006, ou seja, 23 passos dados para trás durante 12 anos. Comparando com os outros países do nosso continente citados na reportagem, a Argentina aparece na posição 34, uma goleada de direitos femininos em relação às terras brasileiras. 

A fim de tentar uma medida de correção a tantas heterogeneidades de gênero, seria de vital importância a criação de uma matéria (Qual?) extracurricular na grade programada para o ensino médio. A meta é fazer com que todos os estudantes que estão ingressando em universidades, empregos e na vida adulta tenham pelo menos a mínima noção de cidadania e equidade de gêneros. O projeto seria uma parceria entre a esfera federal MEC (Ministério da Educação) e a iniciativa privada, que também tem a obrigação de manter e garantir a igualdade no meio empresarial. (Reestruture esse parágrafo)

É apenas desta maneira, ou seja, semeando conceitos na jovem geração que colheremos equidade de gênero no no futuro. Não será fácil o caminho para tornar o Brasil mais justo, mas como toda caminhada é precedida de um pequeno passo, então é necessário já irmos preparando nosso país desde cedo. Dessa forma estaremos nos distanciando evolutivamente em relação a Idade da Pedra, Grécia Antiga e Brasil Colônia.

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Desenvolva as discussões apresentadas, pois algumas estão vagas. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200