A homofobia é um problema que atinge a sociedade e precisa ser discutido. O termo homofobia surgiu nos Estados Unidos na década de 70, esse termo faz referência as pessoas que são intolerantes, agressivos e preconceituosos com pessoas de orientação sexual diferente da sua. (Apresente a tese e as discussões que serão desenvolvidas ao longo do texto)
Essas pessoas (Evite esse tipo de construção no texto) acreditam que um homossexual é alguém repugnante, se sentem no direito de agredi-los, humilhá-los e exclui-los da sociedade. Porém devemos deve-se compreender que atos homofóbicos não se limitam a agressão, mas também há exclusão de vagas de emprego, transporte, escola e qualquer ambiente social (Reestruture essa ideia).
Além disso, precisamos (Evite primeira pessoa) tomar consciência de que a pessoa não nasce homofóbica, e sim lhe são agregados esses valores através da convivência familiar e social. Tomemos como exemplo a falta de representatividade homossexual nos meios de comunicação, onde em novelas lhe são inseridos papéis em que são vistos como uma comédia, um palhaço (Evite esse tipo de construção).
Mas também existem movimentos que lutam contra esse tipo de violência, como o movimento LGBT, em que reúne Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e outros onde através de protestos e manifestações tentam exigir seus direitos e combater o preconceito. (Não obedece a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
Concluindo Desse modo, a homofobia é um problema que ainda necessita de muita atenção e discussão, podemos lutar contra ela através da educação como palestras em escolas públicas tratando do assunto, em conjunto de uma proposta de uma lei que os proteja no ministério da justiça. (Reformule)
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto antes de começar a redação. Desenvolva mais as ideias apresentadas no texto, apresente fatos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |