Muralhas da desigualdade - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 19/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

    Com o passar dos anos e o grande crescimento economico no Brasil,milhares de cidadãos vem em busca de uma vida digna nas grandes cidades do país.Devido a desigualdade(,) as condições de moradia separam claramente a situação desfavoravél dos menos favorecidos.

   Evidente a diferença entre as classes, a ideía de cercar as favelas no Rio de janeiro deixam varias dúvidas em nossas mentes, qual seria o verdadeiro motivo dessa obra "faraónica"?e segundo dados do orçamento das obras seriam cerca de 40 milhões de reais,em meio a uma seria crise economica utilizar esse dinheiro seria a melhor forma de melhorar a vida do povo.

 Com certeza não!o que estão querendo e separar ainda mais as classes,usando os problemas sociais como:falta de moradia,violência e tantos outros recursos que o a população necessita.

  Nunca discuram tanto sobre democracia e na mesma proporção a hipocrisia foi tão vista, cabe a nós brasileiros deixarmos a acomodação de nosso lares e lutar por condições dignas para a nossa nação, noticias como essa mostram como nosso governo e influenciado por interesses e numa famosa frase popular"tentam tapar o sol com a peneira"!

   Derrubemos as muralhas da desigualdade(,) esse deve ser o maior feito,só assim iremos para de procurar culpados para os problemas do país e juntos usurfruirmos de nossa capacidade de fazer dessa nação um lugar de todos.

                                           Thiago Rodrigues

Comentários do corretor


1: Fique atento aos problemas de ortografia. Este é um quesito que custa valiosos pontos nas correções de vestibular. Procure se adequar ao novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.

2: Utilize vírgulas para separar vertentes de um mesmo raciocínio dentro de uma frase. Evite "jogar" suas ideias de qualquer maneira para não comprometer a compreensão do seu texto.

3: Cuidado com as frases sem sentido. Verifique a construção de cada uma delas e veja se estão de acordo com o desenvolvimento proposto ao longo do texto.

4: Um erro muito comum entre os candidatos é a concordância nominal. É um erro bastante simples de ser evitado, basta uma leitura atenta à redação antes de entregá-la.

5: Para separar ideias de raciocínios diferentes utilize ponto final. Evite escrever da maneira como fala, pois a dissertação deve primar pelo padrão formal da linguagem.

6: Não utilize expressões da oralidade e evite emitir opiniões tão incisivas. A simples construção do texto, por meio das informações usadas, deve fornecer seu ponto de vista ao leitor.


Avaliação Geral: Thiago, seu texto possui muitos erros, principalmente no que diz respeito à estrutura de parágrafos e de idéias. No primeiro caso, falta dispor melhor a intodução, o desenvolvimento e a conclusão; e no segundo caso, falta pensar melhor sobre o tema proposto e ser mais preciso nas informações fornecidas. Você deve, ainda, melhorar seu vocabulário e procurar as palavras no dicionário para não cometer tantos erros de grafia. Fique atento para o correto uso da linguagem formal, já que um texto dissertativo não pode conter marcas da oralidade.  

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 0
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0
NOTA FINAL: 1.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente