Homofobia é um termo que se difundiu ao redor do mundo a partir de 1990, e designa o medo irracional diante da homossexualidade e o preconceito que esse medo gera. (Desenvolva este período no primeiro paragráfo de desenvolvimento) Atualmente, não há um lei federal que criminaliza atos homofóbicos no Brasil, e consequentemente, o país lidera o ranking mundial de crimes cometidos contra a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais e Transgêneros), gerando problemas presentes e constantes. A intolerância vigente na nossa sociedade, originada do ódio ou crenças religiosas, cria uma barreira social (Desenvolva esta ideia no segundo parágrafo de desenvolvimento), requirindo um debate contemporâneo progressista, visando uma solução para esse problema. (Boa introdução)
À vista disso, a segurança da população LGBT é preocupante. Um estudo feito pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso-Brasil) com parceria do Ministério da Educação, apontou que 19,3% dos alunos do Ensino Médio, rejeitam pessoas homossexuais, transsexuais ou transgêneros como colegas, expondo o preconceito alarmante no ambiente escolar. (Desenvolvimento limitado)
Além disso, dados apresentados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), mostram que foram registrados 343 mortes de pessoas LGBT entre janeiro e dezembro de 2016, ou seja, a cada 25 horas um LGBT foi assassinado. Mataram-se mais homossexuais no nosso país, do que nos 13 países do Oriente Médio e África, onde há pena de morte para LGBTs. (Desenvolvimento limitado)
Por conseguinte, é necessário enfatizar a importância de um debate moderno e progressista, desvencilhado das crenças religiosas, tanto no ambiente escolar quanto na mídia (Superficial. Desenvolva mais). A consolidação de uma lei federal que criminalize atos homofóbicos é imprescindível, e ajudará na diminuição das taxas de violência. Contudo, é vital que no âmbito familiar, (Sem vírgula) haja uma discussão aberta entre pais e filhos, (Sem vírgula) sobre o perigo do preconceito, (Sem vírgula) e o que ele fomenta na nossa sociedade.
Comentários do corretor
Lembre-se de que as ideias apresentadas no parágrafo de introdução devem ser desenvolvidas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |